Não passar em concurso público – O que falta?

não passar em concurso público

Conheça as principais razões que o impede de ser aprovado. “Não passar em concurso público – O que falta?” É uma de suas constantes perguntas? Então, descubra aqui e mude o quadro!

Você já se perguntou a razão pela qual de não passar em concurso público? O que será que falta para engrenar os seus estudos de uma vez por todas? O que precisa incluir ou eliminar em sua rotina diária de preparação a fim de obter sucesso?

Certamente, essas e outras perguntas rondam todos os dias em sua mente deixando que afete o desempenho que poderia seguir para um nível muito maior. E, isso pode ocorrer ainda mais, se você já está há anos estudando, se preparando incansavelmente, sem colher o fruto desejado.

Além disso, ainda existe a pressão dos familiares, colegas e amigos que sabem da sua história de prestar vários concursos sem passar em nenhum. A luta está por todos os lados, né?  Mas, aqui você vai descobrir como sair desse quadro e alcançar a aprovação nos concursos públicos de maneira assertiva.

Não passar em concurso público é uma realidade de muitos!

Saiba que não passar em concurso público acontece com a maioria dos candidatos que estão há mais de 5 ou 7 anos estudando, e não apenas a uma minoria. Inclusive, boa parte dos aprovados reconhecem que antes de conquistarem aprovação, tiveram também muitas reprovações. E muitos deles, o que inclui também você, já deve ter tido vontade de desistir, não é mesmo?

O desejo de passar no concurso é tão intenso que você pode ser acometido de várias emoções negativas (ansiedade, preocupação, insegurança, medo etc) bloqueando ainda mais esse caminho de chegar ao topo!

Por isso, não se sabote e procure formas de vencer essa crise que podemos chamar de “crise existencial do concurseiro” com dicas e técnicas palpáveis e concretas aplicadas um dia após o outro.

Caso você queira saber como acelerar os seus estudos e aprendizagem nos estudos para concurso público ao aplicar dicas que realmente funcionam, então, visite a nossa categoria de Dicas e Técnicas de Estudo e aprenda com autonomia e de forma inteligente!

Razões de você não passar em concurso público

Destacaremos abaixo algumas das razões mais corriqueiras, relevantes e contundentes que fazem você não passar em concurso público. Se você se identificar com algumas destas situações ou atitudes, então, chegou o momento de repensar o que tem feito e mudar esse quadro. Que tal? Está preparado? Esperamos que sim!

1 – Falta de confiança

Uma das razões primárias de você não passar em concurso público é a falta de confiança. Por mais que estude intensamente, se empenhe todo dia, faça exercícios continuamente, aplique todas as metodologias que aprendeu na internet, mas lá no fundo ainda existe uma faísca de desconfiança se vai passar ou não, então, você precisará se autoanalisar e trabalhar a confiança em seu interior.

A confiança de que você vai passar é primordial porque te mantém de cabeça, corpo e alma no objetivo traçado e te faz ter a certeza de que sua preparação está sendo a melhor possível.

“Uma chave importante para o sucesso é a auto-confiança.

A chave para a auto-confiança é a preparação”

– Arthur Ashe

É a segurança de que está se preparando para obter o que deseja e a mente entende muito bem esse processo, pois atua nos acionamentos dessa postura (faz as ligações neurais trabalharem a seu favor), o que trará êxito e sucesso. É incrível o poder de uma mente confiante!

Portanto, reavalie se a falta dela não é a razão principal pela qual tem atrapalhado de conquistar o seu sonho de ser aprovado em concurso público.

Dicas para aumentar sua confiança

  • Conheça a si mesmo. Analise como tem sido o seu pensamento sobre si mesmo. Há pensamentos mais positivos que negativos pairando no seu dia a dia? Você se sente mais confiante em que momento e por algo que faz?
  • Mensure o seu progresso em aprender. Verifique como tem sido o seu progresso ao fim do dia. Escreva suas pequenas vitórias em um diário, aprenda a agradecer as poucas evoluções que tem conseguido nos estudos.
  • Aja positivamente. Não adianta só pensar de forma positiva (claro que é o começo e isso não se pode negar), você precisa agir da mesma forma. Então, faça isso mediante a ação como, por exemplo, no agir com seus familiares em casa. O melhor exercício de confiança e positividade se dará com pessoas próximas de você.

Se prepare inteligentemente. A preparação é fundamental para aumentar a confiança e, por isso, é que você deve se preparar com as melhores ferramentas.

 

CURSO ONLINE GÊNIO DA MATEMÁTICA

 

CURSO ONLINE GÊNIO DA MATEMÁTICA AGORA COM PORTUGUÊS, REDAÇÃO E MUITO MAIS

Veja Como se Preparar Para o Seu Concurso!
CURSOS ONLINE COMPLETOS – 2 ANOS DE ACESSO
MATEMÁTICA E PORTUGUÊS PARA CONCURSOS

2 – Não seguir uma rotina de estudos rigorosamente

O primeiro segredo para ser aprovado em concurso público é ter um cronograma de estudo para seguir os conteúdos diariamente. Sem esse recurso e feito de forma bem organizada é impossível adquirir conhecimento de todos os assuntos do edital e estar apto para a realização da prova.

Também não adianta estudar bastante em um dia e no outro deixar de lado. É preciso que você seja rigoroso e muito disciplinado para todo dia aprender um pouco mais sobre os conteúdos.

Portanto, reveja se em seus estudos não é isso que esteja faltando e comece a planejá-lo. Evite procrastinar e interromper o momento de estudo em que esteja mais concentrado.

Caso queira criar o seu, então, leia o nosso post Como fazer um cronograma de estudo para passar em concursos públicos e aplique continuamente sem adiar um dia sequer.

3 – Desconhecer o edital e a banca

Cada concurso possui uma forma própria de elaborar as questões bem como de avaliar, então, você precisa estar por dentro do edital e da banca avaliativa.

Vai fazer o concurso do INSS? Saiba os critérios, quais as áreas do conhecimento que mais pontuam, como é feita a correção, as perguntas, a pontuação, enfim, esteja ciente de todos os detalhes lendo por completo todo o edital.

4 – Desprezar a prática dos exercícios

Uma prática fundamental para adquirir habilidade em concurso público é realizar as questões de anos anteriores. E, ao praticá-lo, dê preferência para o mesmo concurso que se inscreveu. Então, se você não a inclui em sua rotina de estudo, essa pode ser uma razão de não passar em concurso público.

A estratégia mais eficiente é aplicar essa prática após o estudo dos conteúdos, pois assim a mente retém com afinco e solidez. Reserve um tempo no seu dia para criar esse hábito.

5 – Pressão interior e exterior

Um dos bloqueios para o aprendizado é estudar em meio a pressão. Pressão porque o concurso está mais perto de acontecer, pressão porque não se sente preparado, pressão dos familiares, enfim, a pressão é o seu inimigo! Ninguém consegue passar no concurso em meio à pressa e querendo que o tempo logo acabe.

Se você pressionar aquele tempo de estudo porque tem outro compromisso, pode ter certeza que a retenção não será efetiva. Se tiver pressa para estudar, não terá um bom rendimento.

Tente estudar com calma, de pouco a pouco enchendo a sua mente com novas informações. E uma das coisas que elimina essa pressão interior é justamente o planejamento, a organização dos estudos e a tranquilidade de compreender que cada coisa a seu tempo. Sem pressa!

6 – Passa muito tempo só estudando abdicando-se do lazer

É muito importante ter alguns momentos de lazer para descansar a mente nesse processo em atingir a aprovação nos concursos públicos. Também dormir precisa ser prioridade em sua vida, embora queira passar a noite se preparando.

A mente é incrível e ao mesmo te sabota! Sendo assim, chega em um momento que ela já não aguenta tanta informação sem dar à ela intervalos para repouso.

Além disso, o lazer relaxa e te prepara para uma nova investida de esforço e dedicação. É preciso recarregar as energias a fim de evitar estresse, mau humor e falta de motivação. Por isso, separe um tempo para o lazer e descanse, relaxe e durma bem. Seja bem específico no lazer que escolher.

7 – Não aplicou técnicas eficazes

Uma das razões de você não passar em concurso público é pensar que só precisa estudar, estudar e pronto! Porém, não é bem assim que realmente vai garantir a sua aprovação. Você tem que estudar de forma inteligente, escolher as melhores técnicas,  fazer bom uso do tempo de preparação analisando o que aprendeu e buscar sempre melhoria.

Avalie se as técnicas que tem usado estão fracas e inclua novas ferramentas para alavancar o estudo. Busque sempre técnicas eficazes de ex-concurseiros, verifique quais eles aplicaram e faça também.

Uma técnica muito boa é a concentração e se você tem dificuldade em se concentrar, leia o nosso post Aumente sua concentração nos estudos para o Enem (o que serve também para concurso público).

8 – Baixa autoestima

Como se encontra a sua autoestima? Você tem procurado se manter bem diante das dificuldades, desafios? A autoestima é como você se sente diante da realidade que vive dentro de si. É como se enxerga por dentro. E, sem dúvida, é um fator decisivo para ser aprovado em concurso público. Por isso, é preciso dar atenção para ela.

Caso você esteja com baixa autoestima, pare um pouco e busque conhecimento de como você pode melhorá-la, pois afetará o seu desempenho durante a preparação. Deixaremos algumas dicas abaixo:

  • Aprecie sempre o diálogo interno.
  • Trabalhe o autoconhecimento.
  • Aprenda com seus erros, tire lições e siga adiante.
  • Sempre corrija os erros que tem cometido (não deixe passar em branco).
  • Não se cobre tanto.
  • Aceitação é fundamental, principalmente, em lidar com a reprovação em concursos.

9 – Desiste com facilidade ou se deixa levar pela desmotivação

Talvez, o fato de você não passar em concurso público seja pela sua desistência em fazer sempre o melhor ou pela desmotivação que permite deixar entrar em seu dia a dia.

Como diz William Douglas, juiz federal, autor, palestrante e professor: “Não estude para passar; Estude ATÉ passar”. Entendeu a diferença? Você não deve desistir nunca só porque já reprovou em 10 concursos públicos. Tente de novo. E de novo. E de novo. Só pare quando conquistar a carreira pública.

Não passou naquele concurso que queria? Analise como pode melhorar da próxima vez, identifique e corrija os erros, veja onde precisa investir mais conhecimento, enfim, se autoanalise e prossiga para o próximo!

Outra questão é se deixar levar pela falta de ânimo, deixar que a desmotivação tome conta da sua mente, dos dias, do seu tempo. Motivação é movimento. Enquanto estiver fazendo, estudando, se movimentando, ela se instalará.

Leia o nosso post Motivação para concurso público – 7 dicas poderosas  e aprenda mais sobre a importância da motivação estar ativa no seu cérebro e como fazer esse acionamento.

10 – Não reflete e nem está disposto a mudar

A cada reprovação é importante refletir sobre o porquê de não ter passado. O que faltou? O que deve levar mais a sério? O que deixou de aplicar? Faça uma introspecção das causas que levaram você a não passar em concurso público. Isso é bem importante para identificar as falhas a fim de corrigi-las. Seja sincero!

A não disposição em mudar é outra razão que influencia para não ser aprovado em concurso público. Você estuda do mesmo jeito há quanto tempo? Porque não muda? Se não deu certo de um jeito, tente de outro. As possibilidades são infinitas, então, esteja sempre disposto a mudar para que o seu progresso seja contínuo e bem-sucedido.

Você obteve informações precisas das razões pelas quais não tem tido aprovação nos concursos públicos e esperamos que essas 10 tenham ajudado e contribuído para fazer uma análise mais apurada. Reflita e mude o quadro!

Se quiser, deixe seu comentário abaixo! Compartilhe esse post com seus amigos concurseiros e familiares bem como colegas e amigos.

Aproveitando queremos apresentar um curso fenomenal que pode ser decisivo na sua aprovação nos concursos públicos e tem dificuldade em aprender matemática.  O curso se chama Gênio da Matemática que traz ferramentas de estudo a fim de que atinja uma excelente pontuação! Veja abaixo o que esse curso pode te oferecer!

O que o curso Gênio da Matemática me oferece?

  • Mais de 300 Vídeos Aulas
  • Centenas de Exercícios em PDF
  • Gabarito e Resoluções dos Exercícios
  • Resumo da Teoria de Cada Área de Ensino
  • Simulados Por Conteúdo Com Correções Comentadas
  • Acompanhe Sua Evolução em Tempo Real
  • Teste Sua Preparação Com Um Simulado Cronometrado
  • Plataforma especializada para EAD
  • Você viu o quanto esse curso pode fazer com que alcance excelentes resultados nos estudos para o concurso público. E, além de tudo isso, há os bônus de presente para que se qualifique mais ainda.

Para você obter tudo isso e outros materiais de estudo, o curso Gênio da Matemática está te oferecendo por um preço bastante acessível!

Por apenas R$ 38,00 parcelado em 12x ou R$390,00 à vista, você estudará com um dos melhores cursos de maior aprovação em concursos públicos, vestibulares e o ENEM. Adquira já clicando Curso do Gênio da Matemática!

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.