Motivação para concurso público – 7 dicas poderosas!

~motivação para concurso público

Está desanimado e sem motivação para concurso público? Descubra estas 7 dicas que poderão dar uma injeção de ânimo em sua preparação.

Para quem já está estudando há um bom tempo compreende que ter motivação para concurso público é um dos desafios mais difíceis de lidar. Isso acontece com você? Você se sente desmotivado em estudar para concurso? Já te deu vontade de desistir?

Certamente, essas perguntas já se fez presente em, pelo menos, uma vez por semana e, pode ter certeza, não é tão fácil de combatê-las, não é mesmo? Ainda mais quando existe a pressão dos pais, dos amigos, dos familiares, do namorado, marido, esposa, enfim, que constantemente te cobram pela aprovação.  E quando será aprovado? Difícil responder!

Assim, você precisa acender a chama da motivação para concurso público para que continue persistindo em seu sonho de conquistar essa carreira pública na área que escolher.

Sem dúvida, os aprovados em concursos públicos também já se sentiram como você hoje, desmotivado, sem ânimo e força, querendo desistir. Mas, a vitória de passar em concurso público deve ser maior que toda essa desmotivação!

Nós preparamos um post para você o qual relata os métodos, as técnicas e dicas desses aprovados em concursos públicos que poderão levantar o seu astral!

Então, acesse Aprovados em concursos públicos revelam seus segredos e confira cada um deles para que possa incluir em sua rotina de estudos e usá-los como modelo para seguir em frente. Avante sempre!

Agora, leia estas 7 dicas de motivação para concurso público a fim de permanecer tão empolgado quanto nos primeiros dias em que começou a se preparar! Leia, analise e aplique em seu dia a dia!

7 dicas de motivação para concurso público

Seja iniciando a sua preparação para a tão concorrida vaga de um concurso ou seja estudando já há bastante tempo, a motivação é um dos mais importante pilares para o sucesso! É aquele momento em que você não se sente tão bem para estudar e é justamente nessas horas que mais precisará de força, foco e ânimo.

Por isso, separamos aqui 7 dicas para que a sua motivação para concurso público permaneça acesa ou que a mantenha durante toda a sua jornada de estudos. Veja abaixo e aplique a todo custo!

1 – Encontre alguns bons motivos e escreve em um local visível

A motivação para concurso público depende dos motivos pelos quais você está utilizando esse tempo para estudar. Então, você tem que se perguntar. Porque você optou por estudar para o concurso? Qual o seu objetivo em passar longas horas se dedicando?

Dessa forma, sabendo do motivo pelo qual o impele a acordar cedo, estudar o dia inteiro, perder algumas horas de sono, de não sair com os amigos, não ir à praia, enfim, fazer tantas outras programações interessantes, porém a sua decisão é ser aprovado em algum desses concursos públicos. O que o leva a tomar essa atitude?

Para que isso se concretize, você tem que escrever e deixar em um local que possa lembrá-lo sempre que aparecer aquela falta de ânimo. Entende? Então, para te ajudar, iremos dar algumas boas razões para mantê-lo motivado e com energia para estudar!

  • Terá um cargo público pelo resto de sua vida
  • Estabilidade profissional e financeira
  • Salário certo todo fim do mês
  • Mais segurança
  • Aposentadoria certa
  • Dependendo do cargo, o salário será generoso
  • Ter tempo para outras tarefas
  • Oferecimento de vários benefícios e privilégios

Você pode criar ainda outros motivos ainda mais condizentes com sua realidade. Esses descritos foram apenas alguns exemplos que você pode adotar!

CURSO ONLINE GÊNIO DA MATEMÁTICA
CURSO ONLINE GÊNIO DA MATEMÁTICA AGORA COM PORTUGUÊS, REDAÇÃO E MUITO MAIS

Veja Como se Preparar Para o Seu Concurso!
CURSOS ONLINE COMPLETOS – 2 ANOS DE ACESSO
MATEMÁTICA E PORTUGUÊS PARA CONCURSOS

2 – Movimente-se!

A palavra motivação é de origem latina, “movere”, que significa “mover”. Então, ter motivação é o que move você a fazer certas escolhas, envolve ação e o ato de se movimentar em prol de um objetivo, meta, sonho.

Para você, que fez a decisão de prestar um concurso público, a motivação precisa andar lado a lado. Isso porque ela precisa que você venha a agir e não ficar esperando que ela venha.

Muita gente pensa que é preciso vir primeiro a motivação para fazer algo, agir, estudar. No entanto, esse conceito está errado, pois como aprendemos em sua origem, motivar-se é tão somente, mover-se.

Então, é justamente o contrário que você terá motivação, ou seja, primeiro se mova, comece algo, aja que, naturalmente, essa motivação irá permanecer em seu estado interior. Não deixe de se movimentar!

Se você ficar esperando (sem fazer nada, sem se mover) que a motivação para concurso público chegue, ela não virá, pois para ela vir, você precisa movimentar-se! Quando você parte para a ação, movimento, você já estará apto para que a motivação se instale.

Enquanto você está se esforçando, estudando, a motivação estará presente. Por isso, é tão importante que você estude, mesmo sem vontade de ler o assunto, fazer os exercícios, dentre outras atividades. Para quebrar esse bloqueio, você precisa agir.

E lembre-se: Mais vale ter disciplina, ação que motivação para o concurso público. Até quando vai esperar se sentir motivado para estudar para concurso? Assim, nunca chegará ao seu objetivo! Portanto, mova-se!

3 – Visualize a conquista do concurso

“Se a minha mente pode conceber, e meu coração pode acreditar, eu sei que posso alcançá-lo” – Jesse Jackson

A visualização mental de sua vitória para passar em concurso público é essencial para se sentir motivado. Imagine usufruindo de sua carreira pública, imagine vivendo como um funcionário público e mantenha esse pensamento quando for estudar e durante toda a sua preparação.

Se você criar esse hábito, certamente, o seu sentimento (emoção) e o seu corpo irá receber o comando de sua mente realizando tudo que precisa ser feito no dia. Então, programe a sua mente para visualizar não apenas essa vitória, mas também a tomar posição nos estudos.

É dessa maneira que você encontrará motivação para não desistir e nem tampouco deixar o desânimo se infiltrar em sua vida de concurseiro! Mentalize e deixe que os comandos neurais façam o restante do trabalho!

4 – Pequenas ações resultam em grandes somas

A maioria dos candidatos que prestam o concurso público não se sentem motivados porque enxergam um caminho muito longe visto terem pouco tempo para se preparar. Ainda mais quando estes iniciaram sua rotina de estudo faltando alguns meses para a prova.

Mas a verdade que você precisa aceitar é que essas pequenas ações de estudos o qual você faz diariamente é que te levará ao sucesso de passar. Embora não consiga ser classificado nesse concurso que já está breve, não fique desanimado, pois tudo se soma para a sua aprovação futura.

Os resultados dessas pequenas ações irão somar vastos conhecimentos, experiências e você estará muito mais apto para o próximo concurso. O importante é não parar – nunca!

5 – Prometa-se recompensar!

Um dos maiores motivadores para o estudo é a promessa da recompensa. Antes de você sentar para estudar, decida o que dará a si mesmo como forma de recompensa pelo seu esforço, horas de dedicação.

Para isso, não precisa ser nada muito caro, sofisticado, mirabolante. Pode ser um filme legal para assistir, uma sobremesa, um chocolate, ou qualquer outra coisa que você goste e que o torne como prêmio pelo que estudou.

Seja qual for à recompensa que você escolher para sentir motivação para concurso público, certifique-se que é grande o suficiente para motivá-lo a começar a estudar imediatamente.

Para dar um impulso a uma motivação extra, feche os olhos e visualize-se desfrutando de sua recompensa, traga-se para o momento e imagine o quão bom você vai se sentir uma vez que você está estudando em um longo período de tempo.

O contrário, também vale. Se não estudou até o fim ou não concluiu aqueles exercícios, nada de se recompensar. Esse deve ser o preço para que se mantenha motivado e a todo o vapor em sua preparação!

6 – Monitorar o seu progresso aumenta a sua motivação, diz a ciência

Houve uma pesquisa em Harvard feita pela pesquisadora Teresa Amabile a qual detectou que o monitoramento do progresso estimula você a se sentir motivado. Resumindo: Descobriu-se que não há nada mais motivador que o progresso.

Sendo assim, uma das formas para que sua motivação sempre fique em alta é monitorando o seu progresso. Uma maneira de monitorar é realizando exercícios, destacando em um check-list os assuntos que já foram estudados.

Esse padrão da motivação para concurso público é chamado de princípio do progresso: de todos os eventos positivos que influenciam uma vida de estudo eficaz, o único e mais poderoso é o progresso significativo desse trabalho.

E de todos os eventos negativos, o único e mais poderoso é o oposto do progresso, ou seja, os contratempos para que o estudo não seja feito.

Considera-se que esse é um princípio fundamental de gestão da motivação: aumentar o seu progresso nos estudos é a forma mais eficaz para influenciar a sua vida em prol de conseguir o seu objetivo em passar em concurso público.

7 – Associe-se com os que já foram aprovados em concursos

Se você conhece alguém nem que seja para ler sobre sua vida na internet ou se tem algum amigo que já passou em concurso público, então, associe-se com ele. Se puder, faça parte de um grupo que está buscando o mesmo objetivo que o seu em passar em concurso público, ou seja, que fale a mesma língua que a sua.

Isso é uma das atribuições, inclusive, científicas para que fique motivado em estudar e continuar se dedicando.

Uma pesquisa foi realizada pelo Projeto Longevidade que estudou mais de 1.000 pessoas desde a juventude até a morte e chegaram a seguinte conclusão:

“Os grupos que se associam, muitas vezes, determinam o tipo de pessoa você se torna. Para pessoas que querem melhorar a saúde, a associação com outras pessoas saudáveis é geralmente o caminho mais forte e direto para uma mudança concreta e genuína”

Há outra pesquisa no livro The Power Of Habitat, de Charles Duhigg, que determina o mesmo princípio de você se associar a um grupo com o seu mesmo objetivo que, no caso, passar em concurso público. Eis abaixo:

“Quando as pessoas se juntam a grupos onde a mudança parece possível, o potencial para que ocorra a mudança torna-se mais real”

Você compreendeu alguns processos pelos quais você se sente motivado para realizar o que deseja. Destacamos aqui 7 dicas diferentes para que a sua motivação seja instalada em seus estudos e permaneça por muito tempo até que seja aprovado em um concurso público.

Aplique essas 7 dicas de motivação para concurso público em seu dia a dia e que você tenha bastante motivação para realizar o que precisa realizar todos os dias! Desejamos sucesso e altos rendimentos de seus esforços. Dedique-se continuamente e não desista!

Se você deseja aprender matemática para concurso público e não sabe a quem recorrer, apresentamos a seguir uma pequena explanação de um dos melhores cursos online do Brasil! É o curso Gênio da Matemática! Conheça mais!

O que é o Gênio da Matemática?

O Gênio da Matemática é um curso em formato digital e entregue pela internet que irá te mostrar passo a passo como você irá conseguir aprender matemática sem ter que decorar fórmulas. Com este curso completo você vai adquirir a capacidade de raciocínio lógico, e conhecimento necessário para atingir os melhores resultados em concursos e vestibulares.

O que o curso Gênio da Matemática me oferece?

  • Mais de 300 Vídeos Aulas
  • Centenas de Exercícios em PDF
  • Gabarito e Resoluções dos Exercícios
  • Resumo da Teoria de Cada Área de Ensino
  • Simulados Por Conteúdo Com Correções Comentadas
  • Acompanhe Sua Evolução em Tempo Real
  • Teste Sua Preparação Com Um Simulado Cronometrado
  • Plataforma especializada para EAD

Você viu o quanto esse curso pode fazer com que alcance excelentes resultados nos estudos para o concurso público. E, além de tudo isso, há os bônus de presente para que se qualifique mais ainda.

Para você obter tudo isso e muito mais materiais de estudo, o curso Gênio da Matemática está te oferecendo por um preço bastante acessível!

Por apenas R$ 38,00 parcelado em 12x ou R$390,00 à vista, você estudará com um dos melhores cursos de maior aprovação em concursos públicos, vestibulares e o ENEM. Adquira já clicando Curso do Gênio da Matemática!

Faça parte do maior e melhor curso de matemática para concursos públicos do Brasil! Aguardamos por você!

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.