Matemática para concurso – Assuntos mais cobrados!

matemática para concurso

Assuntos mais cobrados de matemática para concurso a fim de que você se prepare assertivamente! Confira!

De acordo com a OCDE – Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, o Brasil lidera o ranking de baixo rendimento na escola. Isso quer dizer que candidatos que pretendem prestar um concurso público encontrarão dificuldades na resolução das questões, principalmente, na área da língua portuguesa (interpretação) e matemática.

Certamente, você deve fazer parte desse cenário, pois muitos de nós não tivemos uma base sólida das disciplinas do ensino fundamental e médio e isso é resultado de não ter conteúdos passados pelos professores com qualidade devido ao ensino ser bem fraco.

O que resta é se desdobrar em aprender ao máximo em casa buscando conteúdos na internet ou nos preparatórios de cursinhos presenciais ou online voltados para concursos públicos, não é?

O estudo ainda detectou alguns dados impressionantes dos 2,7 milhões avaliados no país em um período de 15 anos que decidimos destacar abaixo alguns resultados. Os números representam as áreas de conhecimento com maior dificuldade:

  • 1,9 milhão em matemática básica;
  • 1,5 milhão em ciências;
  • 1,4 milhão em leitura.

A OCDE também informou que 67,1% alcançaram menos que o nível 2 na área de matemática (os níveis são avaliados entre 1 a 6), ou seja, apresentaram um nível muito baixo.

Diante disso, você consegue observar que a área de conhecimento em matemática está no topo da lista em que os estudantes possuem mais dificuldade? Sem dúvida, é um grande desafio para passar em concurso público, pois essa disciplina é obrigatória em todos, ainda que seja o básico.

Por essa razão, você deve se esforçar para recuperar (se você não teve um ensino de qualidade) essa debilidade que muitos candidatos enfrentam sendo um incentivo a mais para estar à frente deles. E também convém fazer uma autoanálise de como está o seu domínio e conhecimento em matemática.

Você consegue resolver questões simples de cálculo? E os assuntos que constantemente se fazem presente nas provas de concursos públicos? Você saberia dizer quais são eles? Possui domínio de matemática pelo menos do temas básicos?

Hoje você terá uma lista de assuntos mais cobrados na disciplina de matemática para concurso a fim de que estude conscientemente e da forma correta. Descubra o que você precisa estudar para o concurso na área de matemática e se prepare organizadamente.

Aproveitando esse gancho convidamos você a visitar o blog do Gênio da Matemática para que aprenda assuntos dessa área. Além disso, há dicas e técnicas para que você se prepare melhor no dia da prova tanto para o concurso público e vestibular como o Enem.

Matemática para concurso – Assuntos mais cobrados!

Separamos para você assuntos mais cobrados na disciplina de matemática para concurso público. Estude por meio desses assuntos mais cobrados que, certamente, estará bem mais preparado e seguro no momento da prova!

Agora, tenha em mente que você precisa se aprofundar nesses assuntos. Não adianta estudar superficialmente ou saber apenas uma parte. É preciso absorver todos esses conteúdos e aplicar de forma correta no momento da prova.

Também utilizar técnicas inteligentes, eficazes e que venham a colaborar para um resultado concreto é de extrema importância em sua caminhada de preparo.

Logo mais adiante, após a lista dos assuntos, estaremos fornecendo algumas dicas essenciais para ter um excelente aproveitamento nos estudos de matemática.

Confira abaixo essa pequena lista dividida entre conteúdos do ensino fundamental e médio. Esperamos que você tenha muito sucesso! Siga em frente em seu objetivo de passar em concurso público e lute até o fim!

Para o Ensino fundamental

  • Áreas de Figuras Planas
  • Divisão Proporcional
  • Equações do 1º Grau e Problemas
  • Equações do 2º Grau e Problemas
  • Fatoração Algébrica
  • Porcentagem
  • Produtos Notáveis
  • Proporção
  • Razão
  • Regra de Três (simples e composta)
  • Sistema Métrico Decimal

Para o Ensino médio

  • Análise Combinatória
  • Juros (simples e Compostos)
  • Noção de Função
  • Probabilidade
  • Progressão Aritmética
  • Progressão Geométrica

Esses foram os conteúdos básicos de matemática para concurso os quais você precisará estudar. Claro que para compreender alguns desses assuntos você terá que ter noção de outro antecedente a ele, pois se interligam.

Um exemplo é o estudo dos juros compostos que, para compreendê-los, terá que saber sobre algoritmos. Então, não há como pular um conteúdo sem ter embasamento do outro que o relaciona. Se assim o fizer estará bloqueando a aprendizagem, o que não é nada produtivo,ok?

Portanto, caso você esteja estudando um conteúdo de que necessita de outro para entender, não hesite em buscar estudar e se aprofundar, pois isso faz parte de quem quer aprender. Tente estudar o mais profundo que puder sobre cada assunto e com disposição, embora esteja a poucos meses do dia da prova!

Agora, vamos explicar rapidamente a diferença sobre os conteúdos de matemática e o raciocínio lógico matemático que também aparece no edital de centenas de concursos públicos. Você sabia que há diferença? Descubra aqui!

CURSO ONLINE GÊNIO DA MATEMÁTICA

CURSO ONLINE GÊNIO DA MATEMÁTICA AGORA COM PORTUGUÊS, REDAÇÃO E MUITO MAIS

Veja Como se Preparar Para o Seu Concurso!
CURSOS ONLINE COMPLETOS – 2 ANOS DE ACESSO
MATEMÁTICA E PORTUGUÊS PARA CONCURSOS

Matemática X Raciocínio Lógico Matemático

Certamente, você já deve ter visto nos editais de concursos públicos a exigência do RLM – Raciocínio Lógico Matemático. Mas será que ele é o mesmo que a disciplina de matemática?

Veja abaixo a diferença que os separa e estude com mais clareza e sabendo realmente o que representa!

A matemática envolve números, cálculos, resoluções, complexidade. Já o Raciocínio lógico tem a ver com hipóteses, probabilidades de ocorrer.

Agora, quando é pedido no edital o raciocínio lógico matemático quer dizer que você terá que saber tanto da parte lógica quanto dos temas de matemática estudados durante o seu ensino fundamental e médio.

Então, quando você se deparar com esse tipo de critério no edital para algum concurso público esteja ciente que tanto pode constar na prova o assunto de matemática quanto de raciocínio lógico, o que exigirá que você tenha conhecimento dos dois.

Como estudar Raciocínio lógico matemático?

O grande segredo para que você estude raciocínio lógico matemático é praticando muitos e diversos exercícios. A prática leva ao êxito  e sucesso!

Não tem como fugir disso! Por mais que você aprenda como interpretar a questão, mas em se tratando de matemática para concurso, terá que desenvolver a habilidade de solucionar problemas.

Então, o mais recomendável é fazer questões de anos anteriores naquele concurso que você está se preparando.

Por exemplo, se você vir a fazer o concurso do INSS terá que praticar os exercícios que constaram na prova em anos passados seguindo essa mesma linha de pensamento e aprender a analisar como a CESPE/UNB, responsável pela prova do INSS, elabora e avalia o candidato.

A partir de agora, iremos ajudá-lo a estudar matemática para concurso a fim de que alcance uma boa classificação e, assim, poder obter a aprovação.

Estudar matemática para concurso – Dicas importantes!

Ao saber dos conteúdos de matemática para concurso e a diferença em relação ao raciocínio lógico, passaremos nesse momento a fornecer dicas importantes sobre como estudá-los.

É importante que você estude conscientemente, ou seja, não apenas que o seu corpo esteja ali na hora do estudo, mas o teu ser por inteiro (mente, coração). Você tem que estar focado, em pensamento, somente ali.

Muitos candidatos estudam, estudam, mas não conseguem absorver os conteúdos de matemática porque a mente está em outro lugar. É preciso que você se concentre ao estudar, pois senão todas aquelas horas serão desperdiçadas.

Sugerimos que você leia o post no blog Gênio do Enem sobre concentração. É essencial aprender a se concentrar focando no que é mais importante para aquele momento. Até porque distrações estão em toda parte: redes sociais, TV, celular, colegas e até familiares.

Portanto, mantenha a cabeça e o corpo no assunto que está estudando! Clique para aprender mais Aumente sua concentração nos estudos para o Enem (apesar do título e conteúdo direcionar para o Enem, mas serve também para concurso público).

Vamos às dicas a seguir:

1 – Uma mente calma e tranquila gera bons resultados

Não apenas na hora da prova, mas durante todo o tempo em que está estudando. Uma mente calma é um dos melhores recursos da aprendizagem. Experimente estudar com a mente preocupada, cansada e agitada. Você vai notar que é impossível aprender algo estando nessa situação.

Por isso, cultive sua cabeça de livre das preocupações e as pressas que tentam desestabilizar e sugar a sua energia. Durma bem, descanse e relaxe, pois desse fruto há de se colher abundantemente!

2 – Crie o seu próprio cronograma de estudo

Uma das dicas mais eficazes, sem dúvida, é criar um cronograma de estudo. Até porque diante de tantos conteúdos a estudar para concurso, o cronograma gera organização e elimina a procrastinação, além de evitar o desperdício de tempo e energia.

Caso você não saiba como elaborar um cronograma, aqui no blog fizemos um post ensinando como você pode ter um para começar a alavancar os seus estudos! Acesse Como fazer um cronograma de estudo para concursos públicos e obtenha os melhores resultados!

3 – Invista na prática

A disciplina de matemática para concurso só é aprendida mediante a muita prática. Então, você precisará solucionar muitos exercícios e praticar questões de provas anteriores com o intuito de encontrar ali o conhecimento. Tudo se é possível aprender, inclusive, em meio as próprias questões abordadas.

Muitas vezes, a resposta se encontra no enunciado. Por isso, leia com atenção e de forma mais aguçada a fim de enxergar o que está por trás de cada palavra! E treine bastante para que se familiarize com o tipo do concurso.

4 – Aprenda e aplique!

A matemática é uma disciplina que precisa ser praticada constantemente. E para que você possa reter melhor cada tópico ou assunto é recomendável que logo após a um aprendizado, você faça exercício. Dessa forma, o seu cérebro está com aquele assunto bem fresco e será capaz de absorver melhor para lembrar posteriormente.

Você aprendeu acerca da disciplina de matemática e esperamos que tenha sido útil e agregue valor aos seus conhecimentos. Agora, apresentamos um curso totalmente inovador e que contribuirá para o seu sucesso nas provas. Leia mais!

O que é o Gênio da Matemática?

O Gênio da Matemática é um curso em formato digital e entregue pela internet que irá te mostrar passo a passo como você irá conseguir aprender matemática sem ter que decorar fórmulas. Com este curso completo você vai adquirir a capacidade de raciocínio lógico, e conhecimento necessário para atingir os melhores resultados em concursos e vestibulares.

O Que eu Vou Receber Exatamente e Como?

Assim que você fizer a sua compra e ela fora aprovada, você receberá, diretamente no seu e-mail, dados de login para uma área de membros seguro e exclusivo, onde encontrará todos os vídeos e materiais do curso. Você não terá nenhum custo adicional de frete. Dessa maneira, você poderá começar a aplicar os métodos já nos próximos 5 minutos.

Como São As Aulas?

Você aprenderá usando as 3 formas do aprendizado acelerado assistindo, ouvindo  e praticando. Sem perder tempo com teorias mirabolantes que não levam a nada. É mão na massa e muita prática!

Quantas Horas Preciso Me Dedicar Por Dia?

É claro que se você está se preparando para algum concurso, terá que estudar outras disciplinas, então poderá estudar de 30-60 minutos por dia, desde que tenha tempo hábil até o dia do seu exame.

O que o curso Gênio da Matemática me oferece?

  • Mais de 300 Vídeos Aulas
  • Centenas de Exercícios em PDF
  • Gabarito e Resoluções dos Exercícios
  • Resumo da Teoria de Cada Área de Ensino
  • Simulados Por Conteúdo Com Correções Comentadas
  • Acompanhe Sua Evolução em Tempo Real
  • Teste Sua Preparação Com Um Simulado Cronometrado
  • Plataforma especializada para EAD

Você viu o quanto esse curso pode fazer com que alcance excelentes resultados nos estudos para o concurso público. E, além de tudo isso, há os bônus de presente para que se qualifique mais ainda.

Para você obter tudo isso e muito mais materiais de estudo, o curso Gênio da Matemática está te oferecendo por um preço bastante acessível!

Por apenas R$ 38,00 parcelado em 12x ou R$390,00 à vista, você estudará com um dos melhores cursos de maior aprovação em concursos públicos, vestibulares e o ENEM. Adquira já clicando Curso do Gênio da Matemática!

Que tal? Gostou de saber dessas dicas? Vai se preparar em estudar melhor e com mais afinco a disciplina de matemática para concurso? Aproveite para deixar seu comentário com o que leu e mais se identificou!

Também poderá deixar a sua dúvida quanto o curso de matemática online, os conteúdos mais cobrados ou qualquer outro assunto referente a matemática.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.