Estudar para concurso de professor – 7 dicas essenciais!

concurso de professor

Aprenda com estas 7 dicas essenciais como estudar para concurso de professor assertivamente. As provas são bem específicas para essa modalidade, por isso, confira e alcance a aprovação!

O concurso de professor é oferecido em todo o Brasil sendo direcionado, em sua maioria, para o Ensino Fundamental e Médio e, alguns, destinados para a Educação Infantil.

Assim, você será desafiado a se preparar de forma específica estudando assuntos que exigem um conhecimento nessa área. Por isso, estudar para concurso de professor requer uma preparação voltada à realidade docente.

É por isso que os aprovados em concursos públicos incentivam os candidatos à essa carreira lerem todo o edital e estudarem profundamente os assuntos exigidos para esse tipo de concurso. Se você quer saber e aplicar todas as dicas e sacadas daqueles que já alcançaram esse patamar, então, leia o nosso post Aprovados em concursos públicos revelam seus segredos.

Então, o que você precisa entender é que não adianta se ater aos conteúdos gerais que constam nas diversas áreas de conhecimentos dos concursos públicos, e sim se concentrar apenas ao concurso de professor e também no órgão responsável pelo exame.

O segredo é você estudar somente o que o edital exige, fazer várias questões de anos anteriores com foco ao cargo de professor e também não esquecer de estudar o do órgão competente para o qual você está se preparando! Feito isso, você já estará muito à frente dos demais concorrentes e com um direcionamento muito mais específico.

Para isso, você que vai prestar o concurso de professor em sua cidade e quer uma ajuda para direcionar os seus estudos a fim de conquistar esse objetivo, ou seja, passar em concurso público, leia a seguir estas 7 dicas essenciais para estar preparado e apto a fazer uma excelente prova!

 Concurso de professor – Informações importantes!

O concurso de professor visa cumprir o quadro da rede de escola para o ensino fundamental, médio e, em alguns casos, para o título de graduação, pós-graduação, mestrado. Assim, a exigência mínima é que você possua o diploma de graduação em licenciatura na área que deseja concorrer.

Além desse quesito para realizar o concurso, podem se exigir como complemento para a vaga de concurso de professor e para adquirir pontos na classificação outros títulos como cursos, especializações, tempo de serviço (comprovação do cargo anterior como professor) etc, os quais são chamados de avaliações de títulos e que você deve ter em seu poder.

Em muitos concursos públicos do Brasil, o aprovado irá trabalhar na carga de horária de 30h recebendo o seu salário integral e mais os benefícios concedidos de acordo com o preenchimento da vaga em uma rede de ensino da cidade para a qual estará inscrito.

As vagas disponíveis são bastante diversificadas, citemos algumas áreas em que você pode fazer o concurso para professor: Artes, Ciências, Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Sociologia, Física, Química, Educação Física, Educação Infantil, Espanhol, Inglês, e outros mais.

Se você possui graduação (licenciatura) em uma dessas áreas, você já estará apto a prestar o concurso público para essa área específica. Por isso, aproveite aqui para aprender como conseguir essa carreira pública conquistando o seu lugar em alguma rede de ensino público no país.

Concurso de professor – 7 dicas essenciais que você precisa saber!

Veja em seguida estas 7 dicas essenciais que precisa saber para fazer uma excelente prova e passar em concurso público com primazia e êxito!

1 – Estude tendo um cronograma diário dos conteúdos

Não dá para falar de concurso para professor sem falar de uma agenda ou um cronograma diário com os conteúdos que você precisará estar dominando. Então, elabore um para que todo dia você já saiba o que vai estudar evitando, assim, desperdício de tempo e de se perder quanto aos assuntos.

Se você não sabe como elaborar um, não se preocupe! Nós escrevemos um post aqui ensinando passo a passo em como você pode criar um cronograma eficiente, eficaz e bem simples. Leia o nosso post Como fazer um cronograma de estudo para passar em concursos públicos. Bom proveito do conteúdo e aja!

2 – Não confie no que já sabe

Um dos grandes erros a serem evitados pelos que concorrem à vaga do concurso de professor é justamente confiar no que já sabe, no que já adquiriu de conhecimento. Por você já estar atuando no campo docente, isso pode te sabotar pensando não ser necessário ler o edital tampouco estudar conteúdos vistos constantemente.

Mas a grande dica essencial é considerar o edital como parte de sua prova. Nem todos os concursos para professor são exigidos conteúdos iguais ou semelhantes, ou seja, você pode encontrar surpresas.

Então, leia completamente o edital e os conteúdos exigidos devem ser estudados rigorosamente, mesmo aqueles assuntos que você considera ser “fera”! Sempre há novas descobertas e alargar o conhecimento é sempre válido!

CURSO ONLINE GÊNIO DA MATEMÁTICA
CURSO ONLINE GÊNIO DA MATEMÁTICA AGORA COM PORTUGUÊS, REDAÇÃO E MUITO MAIS

Veja Como se Preparar Para o Seu Concurso!
CURSOS ONLINE COMPLETOS – 2 ANOS DE ACESSO
MATEMÁTICA E PORTUGUÊS PARA CONCURSOS

3 – Foque nas questões de anos anteriores e do mesmo órgão do concurso

Se você quer saber como passar em concurso público, então, terá que compreender como é feita a elaboração das questões. Como a banca examinadora avalia os candidatos? As provas são de múltiplas escolhas ou na opção verdadeira ou falsa? Quantos pontos serão dados para os conhecimentos específicos?

Tente descobrir tudo o que puder daquele concurso de professor para que possa se familiarizar com as provas. Também veja quem faz parte da banca avaliativa, estude a maneira que elaboram as perguntas, como são os seus métodos e linguagens, enfim, saiba todas as informações sobre o concurso que irá se preparar.

As provas de anos anteriores devem fazer parte do seu estudo diário, pois serão essenciais para a sua prática até o dia da prova. Portanto, pesquise na internet essas provas de anos anteriores, baixe e estude realizando cada uma delas e avaliando as correções (certas e erradas)!

4 – Priorize conteúdos de maior dificuldade

Sempre há aquele conteúdo no concurso para professor em que você não domina muito, tentando vencer essa dificuldade. Para isso, priorize nas suas deficiências separando mais tempo que os demais assuntos a estudar.

Treinar também é uma dica bastante eficaz para avaliar o grau de avanço. É muito importante mensurar como está indo o seu desempenho conforme os dias vão passando. Não deixe de atentar para esse detalhe!

5 – Se puder, faça um curso online!

Muitos concurseiros optam em estudar em casa sozinhos porque não veem nos cursos online benefícios ao seu aprendizado, porém, outros não o fazem pelas condições financeiras. O conselho que os aprovados em concursos fornecem é que, se puder, faça um curso online voltado exclusivamente para concurso na matéria específica.

Isso quer dizer que se você escolher um curso, opte pela matéria de maior dificuldade. Será um investimento com alto retorno, pois te auxiliará a desenvolver uma fraqueza que possui. E lembre-se: ser um aluno é diferente de ser um estudante, como afirma o professor Pier, o qual escreveu um livro fantástico com o título Aprendendo Inteligência.

O aluno é aquele que frequenta as aulas, marca presença, absorve os assuntos de forma coletiva, passiva, ou seja, só recebe e pronto o que estão lhe ensinando. Já o estudante é um mero aprendiz, que tenta estudar em casa, na biblioteca de forma só e ativo. Ele vai em busca de aprender cada vez mais e não se limita ao conteúdo dado no curso ou na escola.

Se você sente dificuldade em estudar para concurso na área de matemática, sugerimos se inscrever no curso Gênio da Matemática. Um curso online para você gabaritar nos concursos de professor e que oferece uma plataforma inovadora, fácil e altamente tecnológica. Conheça o que ele pode te beneficiar, participe e faça a sua inscrição aqui!

6 – Escreva resumos, pontos-chave em até 24h do que aprendeu

Outra dica essencial para você que vai prestar o concurso público é escrever o que aprendeu em forma de resumo, síntese, pontos-chave, esquema ou como queira desde que ele seja escrito. Isso te ajudará a fixar mais o conteúdo em sua mente em vez de simplesmente fazer marcações ou digitar no computador.

O ato de escrever, segundo os cientistas, ainda é a melhor forma de alavancar o aprendizado. Aplique isso! E detalhe, essa escrita deverá ser no prazo de até 24h (no máximo). Esse período é quando a mente ainda está fresca para assimilar melhor o que foi dado.

7 – Estude meia hora intensamente e dê um intervalo de 10 minutos

A nossa última dica aqui para você é genial! Você deverá estudar de forma intensa, sem parar por meia hora e dar um intervalo de 10 minutos para repousar a mente. Em seguida, faça de novo e de novo, assim por diante.

O ideal é que estude todos os dias e pouco a pouco. Não adianta encher a mente com muitos conteúdos que a retenção será mínima e pouco proveitosa para o seu desempenho. O segredo é não deixar de estudar nenhum dia e acumulando conhecimento, ainda que pouco, a cada dia.

Esperamos que essas 7 dicas essenciais possam te ajudar a vencer essa etapa desafiadora que é fazer o concurso de professor! Desejamos sucesso e muita dedicação nos estudos!

Se você tiver dificuldade em se concentrar nos estudos, então, sugerimos ler as dicas no blog Gênio do Enem que há um post sobre esse assunto. Acesse Aumente sua concentração nos estudos para o Enem. Apesar de estar direcionado ao estudo para o Enem, vale também para os concursos.

Como é a prova do concurso de professor?

O mais importante para você saber como é a prova do concurso de professor é ler o edital por completo, pois lá contém todas as informações que são exigidas nas provas. Mas aqui abaixo você terá um pequeno resumo ao que, na maioria, ocorre para concorrer a essa vaga. Até porque essas provas possuem um padrão linear e seguem a mesma linha de raciocínio, independentemente, da cidade, órgão competente etc.

As provas da maioria dos concursos públicos destinados à área de professor são de 60 questões de múltipla escolha. Cada questão possui 5 alternativas sendo apenas uma que você deverá escolher a ser correta.

Dentro desse número de 60 questões, 30 são de conhecimentos do campo pedagógico e 30 de conhecimentos específicos. Será considerado habilitado ao cargo de professor aquele candidato que conseguir atingir a nota padrão ou mínima da prova objetiva à vaga. Geralmente, terá que acertas mais de 80% das questões.

concursos públicos na área de professor que aplica a prova discursiva-escrita como é o caso do órgão FGV – Fundação Getúlio Vargas. Então, você terá que dominar alguns conceitos para que possa realizar uma excelente prova resultando em uma alta pontuação. Para isso, considere atentar a:

  • Abordagem do tema e conteúdo exigido.
  • Conhecimento profundo em concordâncias e regências nominais e verbais, tempos verbais, conectores para uma boa coesão ao texto, acentuação, ortografia, rico vocabulário e aplicação correta, pontuação, colocação pronomial.
  • Interpretação assertiva ao que se exige para resposta.

Você descobriu essas 7 dicas essenciais para o concurso de professor e também ficou sabendo como são as provas para essa área específica. Se quiser, deixe seu comentário abaixo. E se ainda possui alguma dúvida, escreva abaixo que responderemos em breve!

Agora, aproveite para conhecer o curso mais impactante para os concurseiros que desejam aprovação – o curso Gênio da Matemática.

O que o curso Gênio da Matemática me oferece?

  • Mais de 300 Vídeos Aulas
  • Centenas de Exercícios em PDF
  • Gabarito e Resoluções dos Exercícios
  • Resumo da Teoria de Cada Área de Ensino
  • Simulados Por Conteúdo Com Correções Comentadas
  • Acompanhe Sua Evolução em Tempo Real
  • Teste Sua Preparação Com Um Simulado Cronometrado
  • Plataforma especializada para EAD

Você viu o quanto esse curso pode fazer com que alcance excelentes resultados nos estudos para o concurso público. E, além de tudo isso, há os bônus de presente para que se qualifique mais ainda.

Para você obter tudo isso e muito mais materiais de estudo ao estudar para passar em concurso público, o curso Gênio da Matemática está te oferecendo por um preço bastante acessível!

Por apenas R$ 38,00 parcelado em 12x ou R$390,00 à vista, você estudará com um dos melhores cursos de maior aprovação em concursos públicos, vestibulares e o ENEM. Adquira já clicando Curso do Gênio da Matemática!

29 Comments on Estudar para concurso de professor – 7 dicas essenciais!

  1. Continue assim compartilhando com esse ótimo trabalho, achei
    interessante o seu post. Você tem ideia de fazer
    um post sobre esse assunto só que um pouco mais profundo?
    Já está compartilhado e recomendado! Bom trabalho!

  2. numca fiz concurso publico tenho dez anos de estrada mas sempre contratado por isso estou procurando saber como proceder em um concurso publico para professor e gostei muito das dicas pra mim foi muito valido obrigado.

  3. Olá ,
    Terminei o curso de letras a mais ou menos 10 anos , nunca mais li nada , e nem quis seguir carreira , mas agora resolvi retomar os estudos e prestar concurso !
    Será possível, pois nem sei por onde começar ?!
    Obrigada

  4. Preciso me preparar para um concurso público na área de professor de língua portuguesa, qual os conteúdos devo estudar em conhecimentos específicos?

  5. Milha licenciatura é em letras e tenho uma pós-graduação em História da Artes. Será que posso me escrever em um concurso publico do estado como professora de artes?

  6. Bom dia
    Tenho Magistério, sou graduada em Letras e faço Pós-graduação em Leitura e produção textual. Posso prestar concurso para o cargo de Educador dos anos iniciais ou só para professor de língua portuguesa?

  7. bom dia estou ainda cursando licenciatura em geografia mas gostaria de me preparar para o próximo concurso que terá poderia estar estudando esse curso genio da matemática.obrigado pelas dicas,parabéns.quando tiver mais dicas poderá me enviar

    • Olá, Andreia!
      O nosso curso Gênio da Matemática para concursos é especificamente voltado para ter um ótimo preparo e, assim, passar em qualquer um que queira. Além dos estudos de matemática e português, você aprenderá técnicas que farão acertar as questões. É online, prático e dinâmico. Acesse http://curso.geniodamatematica.com.br/
      Podemos sim enviar, você só terá que assinar a nossa newsletter.
      Obrigado!

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.