Estudar para concurso – 11 fatores da produtividade eficaz!

estudar para concurso

Aprenda a estudar para concurso aplicando estes 11 fatores da produtividade eficaz!

Ser produtivo é ter alto rendimento com pouco esforço. Isso não significa que é ser negligente nos estudos para o concurso público, e sim utilizar de estratégias e técnicas que geram resultados maiores que os que tem usado.

Hoje em dia, os candidatos ao concurso estão cheios de afazeres, com muitas atividades para dar conta. Certamente, você é um desses que mal consegue organizar todas as tarefas no dia, pois parecem ter sempre algo a ser feito e concluído. Ainda mais quem trabalha e cuida do lar, é uma tarefa exaustiva conciliar tudo.

“O crescimento da produtividade é o único caminho possível para alcançar prosperidade”

– Mario Draghi, economista.

Sendo assim, a produtividade eficaz cumpre um papel de extrema importância, pois temos que nos dividir em 1000. E, sem dúvida, é um desafio muito grande, não é mesmo? Será que você está estudando e obtendo bons resultados de seus esforços?

É uma pergunta que você precisa fazer a si mesmo, pois não há mais tempo a perder. Você precisa ser muito sincero consigo para avaliar se o que tem feito está gerando uma evolução em seu conhecimento e preparo para a prova de concurso público.

E se não está tendo uma produtividade eficaz em menos tempo, com pouco esforço, esse post é para te ajudar a alcançar o ápice. Confira os 11 fatores em estudar para concurso que te levará a ter o máximo de rendimento e ainda se divertir com seus familiares e amigos!

Estudar para concurso – 11 fatores da produtividade eficaz

Quer ter mais produtividade ao estudar para concurso? Saiba como aprender a ser mais ágil na aprendizagem, reter com mais rapidez e aumentar o seu desempenho seguindo estes 11 fatores!

1 – Tenha uma estratégia inteligente

O ideal é que você mesmo possa criar uma estratégia inteligente. Claro que se você buscar por ideias e conselhos de outras pessoas do mesmo ramo de concurso público é muito válido. No entanto, adapte conforme as suas necessidades, condições de tempo e jeito de estudar.

Não despreze em ter e seguir essa estratégia, pois ela vai te dar mais foco, disciplina, organização e o fará produzir em pouco tempo.

É como diz João Mendes, coordenador do curso Ênfase: “Ninguém passa por sorte. Deve haver organização, disciplina, estudo estratégico do que mais cai em prova”.

Uma das boas estratégias é estudar para concurso mediante conteúdos que constantemente estão presentes nas provas bem como fazer exercícios de anos anteriores. Outra estratégia é estudar bem antes do edital sair, isso aumenta cerca de 50% a sua chance de aprovação.

2 – Estude com a mente tranqüila e serena

Você já tentou estudar quando está preocupado em pagar aquela conta que já venceu? E quando está nervoso? Certamente, não teve um bom desempenho e nem um rendimento satisfatório.

A verdade é que ao estudar para concurso, a sua mente deve estar serena, calma, tranquila e disposta a aprender. A concentração também é um fator decisivo para absorver conteúdos com mais afinco e lembrar mesmo depois de algum tempo.

Para que você exerça uma concentração firme e sólida, leia o post no blog Gênio do Enem sobre esse fato primordial para alcançar o sucesso!

Clique Aumente sua concentração nos estudos para o Enem. (apesar de estar com título para o Enem, mas serve também para o concurso público).

Outro aspecto fundamental é ter uma boa noite de sono para acordar disposto no outro dia para estudar. Não se sabote pensando que estudar até altas horas da madrugada conseguirá ter alta produtividade. Isso é um enorme erro!

A mente cansa e precisar ter um tempo para descansar e recarregar as baterias. Dê importância a isso!

CURSO ONLINE GÊNIO DA MATEMÁTICA
CURSO ONLINE GÊNIO DA MATEMÁTICA AGORA COM PORTUGUÊS, REDAÇÃO E MUITO MAIS

Veja Como se Preparar Para o Seu Concurso!
CURSOS ONLINE COMPLETOS – 2 ANOS DE ACESSO
MATEMÁTICA E PORTUGUÊS PARA CONCURSOS

3 – Conhecer o estilo da banca

Cada banca examinadora atua de maneira diferente na criação da prova de concurso público e possuem seu próprio estilo de avaliar. Sendo assim, para que você obtenha uma produtividade eficaz é preciso ir a fundo ao que a banca mais cobra, o que mais gosta e o que normalmente surpreende os candidatos.

Para isso, você precisa baixar as provas de anos anteriores daquela banca e rever uma a uma comparando com os outros anos. É um verdadeiro estudo, certamente, mas que vai te poupar muito tempo lá na frente! Conheça o que puder a respeito da banca!

4 – Estudar pouco a pouco, diariamente

Um dos maiores erros dos candidatos é estudar centenas de conteúdos em um único dia. Não faça isso. Estude diariamente projetando cada conteúdo que irá estudar esmiuçando cada tópico, cada assunto de forma sucinta.

Estudar uma quantidade enorme de assuntos não significa que produziu muito. Às vezes, você só ficou ocupado demais, mas não rendeu nem a metade do que poderia render.

Portanto, o grande segredo da alta produtividade eficaz é estudar para concurso pouco a pouco e não permitir parar nunca, nem um único dia!

Segundo Gladstone Felippo, um dos maiores especialistas em concursos públicos, ele diz: “A mente funciona como um músculo. Precisa de estímulos diários. Mas não adianta tentar estudar todo o conteúdo programático de um concurso em um só dia”.

O cansaço da mente é um dos maiores impedimentos da alta produtividade eficaz, por isso, estude pouco a pouco tendo em mente que você deve se antecipar para isso. Não espere o edital ser publicado, estude antes para que possa ter tempo de aprender cada um dos conteúdos exigidos.

5 – Quando a mente cansar, não force!

Muitos candidatos ultrapassam os limites em estudar para concurso dificultando ainda mais a aprendizagem. Quando a sua mente cansar e já não conseguir se concentrar ou o sono já está tomando conta de você, então chegou a hora de parar.

Outro aspecto fundamental são os intervalos, pois geram mais produção que estudar direto, sem parar. Então, dê um intervalo de 15 minutos para relaxar, dar uma soneca após o almoço, fazer um lanche, enfim.

Nunca force a sua mente. Quanto mais você forçar, menos você será produtivo. A coordenadora do site Gabarita Português afirma que “Candidato que não descansa está fadado a ser seu próprio algoz”.

6 – Adquira materiais de alta qualidade

Sabe o que é perder tempo? É adquirir materiais de péssima qualidade com conteúdos errôneos ou mal elaborados. O seu tempo é o que mais você tem de precioso e deve ser investido em conteúdos relevantes, fáceis de compreensão e que o estimule a buscar outras fontes ou se aprofundar mais.

As apostilas para concurso público são excelentes e muito eficazes porque são direcionadas a aplicar conteúdos muito específicos.

Se você está querendo um material riquíssimo em conteúdo e investir no melhor custo benefício, então, conheça a Apostila Opção com assuntos do concurso INSS e Banco do Brasil e comece já a estudar e se preparar!

7 – Escolha um concurso a se dedicar e seja constante

Há uma ideia comum entre os candidatos em pensar que se atirar para todos os concursos que aparecerem conseguirão obter aprovação de forma mais rápida. Porém, isso é utopia. Quantos aprovados conseguiram estar onde estão com esse tipo de ideia? Nenhum, provavelmente!

A grande sacada para você passar no concurso público é delimitar qual o concurso que deseja e se dedicar nele com todas as suas forças. Faça um bom planejamento, estude na mesma linha de raciocínio do tipo de concurso que deseja ser aprovado e não procure abraçar todos.

Isso só vai te deixar mais perdido e com o seu tempo desperdiçado. Se você quer passar no INSS, então, dedique-se somente a ele. Se quiser, pode escolher até entre uns três, no máximo!

De acordo com Felippo: “Ele pode acabar sendo reprovado em todos porque se desviou do planejamento”. E também a Lilian Furtado dá um parecer semelhante, ela diz: “Candidato sem ‘norte’ é candidato perdido e, conseqüentemente, o concurso será perdido”

8 – Priorize o edital

Essa é a primeira atitude que você deverá ter se quiser alcançar uma produtividade eficaz! Não negligencie a leitura e também o estudo do edital do concurso que pretende fazer. Tente esmiuçar o quanto puder para que possa extrair todas as informações importantes.

Não caia na cilada de que é o mesmo edital do concurso anterior. Cada edital deve ser explorado e analisado. Por isso, dê importância para ele.

É como diz Sergio Camargo, advogado e professor especializado em concursos: “Não ler o edital é o maior, e mais primário erro de qualquer pessoa que queira se dedicar a uma carreira pública”.

Fica essa dica para você e que esteja ciente do grau de importância para o seu sucesso lá na frente!

9 – Concentre-se no conteúdo programático do concurso

Não fuja do conteúdo que é exigido no edital do concurso público. Não vá pela conversa de amigos, colegas, professores de cursinhos dizendo que este ou aquele assunto irá constar na prova, pois poderá estar desperdiçando o seu precioso tempo.

E tempo é algo que você precisa fazer bom uso para ter uma máxima produtividade contínua. Por isso, leve à risca esses conteúdos do programa do concurso e não se desvie o objetivo principal.

10 – Equilibre os estudos nas disciplinas do concurso

Não adianta se dedicar mais em conhecimentos específicos que os gerais. O maior segredo é nivelar igualmente todas as disciplinas. Até porque você não pode zerar em nenhuma, não é mesmo? Então, tenha equilíbrio no seu estudo diário.

11 – Faça um curso online

Para que seu rendimento cresça e seu conhecimento se consolide até o dia da prova convém fazer um curso online especificamente para o concurso público. Ele vai te ajudar a estudar assuntos específicos, remindo o seu tempo e aumentando consideravelmente a sua produtividade.

Se quiser, poderá escolher um curso mais específico como, por exemplo, na disciplina que tem maior dificuldade de reter e assimilar os conteúdos. Aqui no blog queremos apresentar o curso Gênio da Matemática que visa explanar o universo do Raciocínio Lógico Matemático com uma plataforma em EAD – Ensino à Distância de alta qualidade.

Caso você queira saber mais detalhes e informações, leia abaixo sobre como é esse curso que tem um dos maiores professores experts em matemática do Brasil, o professor Régis Cortês!

“Uma chave importante para o sucesso é a auto-confiança.

Uma chave importante para a auto-confiança é a preparação”

(Arthur Ashe)

O que o curso Gênio da Matemática me oferece?

  • Mais de 300 Vídeos Aulas
  • Centenas de Exercícios em PDF
  • Gabarito e Resoluções dos Exercícios
  • Resumo da Teoria de Cada Área de Ensino
  • Simulados Por Conteúdo Com Correções Comentadas
  • Acompanhe Sua Evolução em Tempo Real
  • Teste Sua Preparação Com Um Simulado Cronometrado
  • Plataforma especializada para EAD
  • Você viu o quanto esse curso pode fazer com que alcance excelentes resultados nos estudos para o concurso público. E, além de tudo isso, há os bônus de presente para que se qualifique mais ainda.

Conteúdos programáticos do curso

Matemática Básica – Área de Estudo 1

  • Frações
  • Potenciação
  • Radiciação Equações do Primeiro e Segundo Grau
  • Produtos Notáveis
  • Racionalização
  • Raiz Quadrada
  • Função de Primeiro Grau
  • Função de Segundo Grau
  • Sistema Métrico de Medidas
  • Divisibilidade, Múltiplos e Divisores
  • Expressões Numéricas

Matemática Financeira – Área de Estudo 2

  • Regra de Três
  • Razão e Proporção
  • Porcentagem, Acréscimo e Descontos
  • Operações de Compra e Venda
  • Juro Simples
  • Juro Composto
  • Desconto Simples (Desconto bancário ou desconto “por fora”)
  • Desconto Racional Simples (Desconto real ou desconto “por dentro”)
  • Desconto Racional Composto
  • Taxa de Juro Simples
  • Taxa de Juro Composto

Matemática Avançada – Área de Estudo 3

  • Polinômios
  • Progressão Aritmética (PA)
  • Progressão Geométrica (PG)
  • Geometria Plana
  • Geometria Espacial
  • Trigonometria
  • Geometria Analítica
  • Probabilidade
  • Análise Combinatória
  • Probabilidade
  • Conjuntos Numéricos
  • Domínio
  • Inequações
  • Funções
  • Matrizes Determinantes e Sistemas
  • Sistemas
  • Função Modular
  • Números Complexos
  • Estatística

Para você obter tudo isso e outros materiais de estudo, o curso Gênio da Matemática está te oferecendo por um preço bastante acessível!

Por apenas R$ 38,00 parcelado em 12x ou R$390,00 à vista, você estudará com um dos melhores cursos de maior aprovação em concursos públicos, vestibulares e o ENEM. Adquira já clicando Curso do Gênio da Matemática!

20 Comments on Estudar para concurso – 11 fatores da produtividade eficaz!

  1. This is a comment to the Estudar para concurso – 11 fatores da produtividade eficaz! – Concursos Públicos webmaster. Your website is missing out on at least 300 visitors per day. I have found a company which offers to dramatically increase your traffic to your website: http://pcgroup.com.uy/15 – They offer 500 free targeted visitors during their free trial period and I managed to get over 30,000 visitors per month using their services, you could also get lot more targeted traffic than you have now. Hope this helps 🙂

  2. I աanted to thank yоu for this veгy good read!! I absⲟⅼutely loved
    every ⅼittle bit of it. I’ve got you book marked to check out
    new things you post…

  3. I came to your Estudar para concurso – 11 fatores da produtividade eficaz! – Concursos Públicos page and noticed you could have a lot more traffic. I have found that the key to running a website is making sure the visitors you are getting are interested in your subject matter. We can send you targeted traffic and we let you try it for free. Get over 1,000 targeted visitors per day to your website. Start your free trial: http://tdil.co/3p Unsubscribe here: http://tdil.co/5p

  4. Adorei o seu tópico. É importante que continue
    mantendo a excelente qualidade de seu conteúdo,
    o que é raro atualmente na web. Sempre visito aqui para aprender mais.
    Existe alguma restrição ou eu posso compartilhar esse tópico no Instagram?
    Queria que meus amigos também pudessem ler Parabéns!

  5. Ei estou tão feliz encontrei seu local , realmente te encontrei por acidente, enquanto eu estava navegando em Yahoo para
    outra coisa, Enfim eu estou aqui agora e gostaria de
    dizer muito obrigado para um maravilhoso post e um para todos emocionante blog (eu também amo o tema/design), não tenho tempo para ler isso tudo ao momento
    mas tenho marcados- e também adicionado em seu RSS feeds , então
    quando eu tenho tempo eu estarei volta para ler muito mais , por favor continuem a fantástico trabalho.

    • Que bom! Fico muito feliz de ter se interessado pelas nossas publicações. Queremos sempre levar ao público o que há de melhor em conteúdo para passar em concurso público. Além disso, o estudo é fundamental! Volte sempre e nos ajude a espalhar! Gratidão!

  6. I discovered your Estudar para concurso – 11 fatores da produtividade eficaz! – Concursos Públicos page and noticed you could have a lot more traffic. I have found that the key to running a website is making sure the visitors you are getting are interested in your subject matter. We can send you targeted traffic and we let you try it for free. Get over 1,000 targeted visitors per day to your website. Start your free trial: http://stpicks.com/27 Unsubscribe here: http://pcgroup.com.uy/2a

  7. I must say you have hi quality articles here.
    Your content should go viral. You need initial traffic
    only. How to get massive traffic? Search for:
    Murgrabia’s tools go viral

  8. Mү spouse and I absolutely lovе your blog and find the majority of your
    post’s to be exactly ԝhat I’m looking for. Would you
    offer guest writers t᧐ write content to suit your needs?
    I wouldn’t mind c᧐mposing a post or еlaborating on a number
    of the subjeϲts you ᴡrite reⅼаted to here. Again, ɑwesome
    web site!

  9. Yoᥙ could certainly see your ѕkills within the article you write.
    The arena hopes for more pɑssionate writerѕ like you who aren’t afraid to mentiߋn how they believe.
    All the time go after your heart.

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.