Estudar em casa para passar no concurso público – 7 hábitos de sucesso!

estudar em casa para passar no concurso público

Descubra estes 7 hábitos de sucesso ao estudar em casa para passar no concurso público! Desenvolva cada um e alcance seu sonho de aprovação!

A escolha em seguir a carreira pública é uma das metas de muitos brasileiros. E isso se torna possível notar devido à instabilidade na economia, o mercado cada vez mais concorrido e as empresas regrando e enxugando o  seu quadro de funcionários. Então, a solução mais consistente é enfrentar um concurso público, não é mesmo?

Muitas pessoas acabam por estudar em casa para passar no concurso público por diversos motivos. Assim podemos destacar alguns deles, os quais são:

  • Maior economia
  • Estudo personalizado
  • Horário flexível
  • Autonomia para estudar os conteúdos
  • Remição do tempo
  • Estar perto dos familiares
  • Dentre outros

Será esse o seu caso? Será que estudar para concurso em casa gera um resultado satisfatório? Quais são os hábitos de sucesso para colher bons frutos dessa decisão? Quais atitudes preciso ter para passar em um concurso público?

Aqui iremos abordar 7 hábitos com os quais você pode conseguir sucesso ao estudar em casa para passar no concurso público. E, sem dúvida, se você desenvolver cada um deles descrito abaixo, certamente, realizará uma prova com uma excelente pontuação e, consequentemente, obterá uma classificação significativa. Veja abaixo!

7 hábitos de sucesso ao estudar em casa para passar no concurso público

Antes de começarmos a fornecer para você estes 7 hábitos de sucesso a fim de que alcance um ótimo rendimento estudando em casa e se preparando dessa forma, apresentaremos 3 dados sobre os concursos públicos!

1- 25% dos inscritos não comparecem às provas de concursos públicos.

2 – Apenas 8% dos candidatos estão realmente preparados.

3 – Só realmente quem estuda é quem passa em algum concurso público.

Agora, pense por alguns minutos ao ler esses 3 dados que citamos. Agora, responda a estas perguntas: Você tem se dedicado veemente para passar no concurso público? Será que os seus estudos estão gerando bons resultados? Será que os seus estudos em casa são suficientes?

Assim, queremos motivá-lo apresentando estes 7 hábitos para desenvolver em sua vida. Sem dúvida, eles servirão na sua trajetória como estudante e também como profissional. Siga com toda a garra, determinação e persistência nessa escolha que, algum dia ou hora, você conquistará uma carreira pública.

E, embora a maioria das pessoas afirme que estudar para concurso em casa seja quase impossível fazê-lo passar em algum concurso público, a verdade é que tudo depende de VOCÊ e de como se prepara!

Se você souber como responder ao estudo diário e contínuo e se concentrar em suas deficiências, esse caminho pode ser a chave para o seu verdadeiro sucesso em atingir a aprovação nos concursos públicos! Siga avante e aprenda com entusiasmo!

Veja estes 7 hábitos ao estudar em casa para passar no concurso público e trabalhe-os em sua preparação rumo ao sucesso!

  1. Organize o seu tempo de preparação (Gestão do tempo)
  2. Crie a sua rotina de estudo elaborando um cronograma, calendário ou plano
  3. Concentre-se na aprendizagem contextual
  4. Trabalhe disciplina e persistência
  5. Faça testes, provas anteriores, corrija e se autoavalie
  6. Aceite a responsabilidade de seu próprio conhecimento e aprovação
  7. Estabeleça metas semanais e mensure o seu cumprimento

Agora, veja abaixo o detalhamento de cada um desses 7 hábitos ao estudar para concurso em casa e seja bem-sucedido nesse alvo, objetivo.

1 – Organize o seu tempo de preparação (Gestão do tempo)

Para quem colocou a meta de estudar em casa para passar no concurso público deve compreender que precisa gerenciar o seu tempo da melhor maneira possível. A questão toda não é ficar horas e horas estudando. Se fosse por tempo de estudo em si, muitos candidatos que estão se preparando há anos já teriam tido aprovação, não é mesmo? Vemos, na realidade, que não é bem assim!

O maior segredo que você deve descobrir é como organizar o seu tempo de preparação fazendo uma melhor gestão desse tempo dentro da realidade que vive. Isso quer dizer que o seu horário de estudo, por exemplo, 5 horas, venha a render e valer por um dia inteiro!

Então, não pense que estudar longas horas do seu dia significa que, ao seu final, você já está muito mais apto e com uma boa bagagem de conhecimento. Você precisa fazer com que esse tempo seja produtivo em nível de aprendizagem.

Assim, para que você tenha uma melhor gestão de tempo será preciso analisar quão bem está aprendendo. Ao final do dia, se pergunte: O que aprendi valeu pelas horas de estudo? Como estudar de forma eficaz em poucos minutos? Como posso aprender mais dos conteúdos de uma maneira rápida, porém consistente?

Você deve procurar sempre as melhores formas de estudar em casa para passar no concurso público as quais possa lhe render resultados extraordinários. E um dos itens que colabora para isso é a concentração.

Se você se concentrar no tempo em que está estudando numa matéria, ou seja, sem distrações, sem deixar os pensamentos viajarem para outro lugar, certamente, as chances de absorver melhor os conteúdos farão grande diferença no momento da prova!

Para te ajudar, leia o nosso post que trata desse assunto no blog Gênio do Enem e veja como obtê-la. Acesse e confira na íntegra (também serve para concursos públicos) Aumente sua concentração nos estudos para o Enem.

CURSO ONLINE GÊNIO DA MATEMÁTICA
CURSO ONLINE GÊNIO DA MATEMÁTICA AGORA COM PORTUGUÊS, REDAÇÃO E MUITO MAIS

Veja Como se Preparar Para o Seu Concurso!
CURSOS ONLINE COMPLETOS – 2 ANOS DE ACESSO
MATEMÁTICA E PORTUGUÊS PARA CONCURSOS

2 – Crie a sua rotina de estudo elaborando um cronograma, calendário ou plano

Outro hábito muito comum de ser encontrado em candidatos aprovados em concursos públicos se refere ao planejamento de seus estudos diários. Certamente, eles não estudam aleatoriamente ou em dias alternados. Há, entre eles, uma rotina organizada e feita com planejamento.

Sendo assim, você terá que criar um cronograma, calendário ou plano de estudo. Dessa forma, o seu dia fica preenchido com estudos pré-selecionados, ou seja, ao acordar, você já saberá o que estudar evitando desperdício de tempo, pensamentos e energia.

Para te ajudar a elaborar esse método eficaz de estudo, aqui no blog escrevemos um post que ensina como fazer isso. Acesse o post Como fazer um cronograma de estudo para passar em concursos públicos e comece já a criar o seu!

3 – Concentre-se na aprendizagem contextual!

Uma das mais fantásticas técnicas de estudo é a conexão entre as ideias. Em vez de memorizar conteúdos, repetir informações, falar em voz alta os assuntos estudados, você deverá fazer uso da aprendizagem contextual. O que isso significa?

Significa que você irá relacionar e associar a matéria contextualizando-a a algum fato real na sua vida, objeto ou história. Cientificamente, isso tem gerado mais resultados que, simplesmente, decorar. Ela também é chamada de aprendizagem holística (matéria como um todo, inter-relacionada)

É impossível a mente lembrar de tudo que foi estudado, mas conectar o assunto a alguma ideia já alcança dimensões maiores no cérebro capazes de trazê-lo à lembrança enquanto estiver realizando a sua prova no concurso público.

E como fazer isso? Você deverá escrever informações que pensa ser importantes em um único lugar (folha de papel , caderninho de anotações etc) da matéria que está estudando resultando em uma imagem completa (pode ser frases chaves, por exemplo) e, após isso, conectar com algo corriqueiro em sua rotina diária.

4 – Trabalhe disciplina e persistência

Estudar em casa para passar no concurso público não é uma tarefa fácil, certo? Exige disciplina e persistência. Mas, a boa notícia é que essas duas qualidades podem ser aprendidas e estimuladas. Então, o estudo diário é fundamental bem como seguir rigorosamente o cronograma de estudo.

O primeiro gatilho para ter disciplina é trabalhando a sua autoconfiança. Se você apenas começar, a sua confiança já aumentará, embora em uma proporção pequena. Mas, a confiança tende a crescer conforme o seu avanço e isso é que será importante para a disciplina.

Quando você começa a enxergar os resultados de seu pequeno esforço, isso já se tornará uma combustão positiva para alcançar o nível de disciplina. Esse estudo diário já fará parte de sua rotina, ou seja, será habitual e melhor, ocorrerá naturalmente.

A persistência é algo marcante também não apenas para quem está se preparando a um concurso público, mas em tudo na vida. Por isso, persista! Mesmo que os resultados sejam pequenos, mas aumente a dedicação, o esforço, pois assim eles seguirão para os grandes.

5 – Faça testes, provas anteriores, corrija e se autoavalie

Os estudos que você faz durante o dia devem incluir obrigatoriamente a aplicação dos testes, provas de anos anteriores em questões de concursos públicos. Isso vai gerar maior conhecimento que, propriamente, ler o conteúdo ou rever matérias.

O exercício mental estimula o cérebro e o torna ativo. É por isso que ele é tão eficaz na aprendizagem. A prática realmente traz frutos significativos ao candidato. Por isso, pratique muito e muito esses exercícios e, de preferência, logo após ter estudado a sua matéria do dia, sem dúvida, a retenção aumenta.

Também procure estudar em cima das questões dos concursos públicos para que aprenda como são elaboradas essas perguntas como também as respostas.

Uma publicação na Revista Harvard comprova cientificamente que a prática dos testes funciona e também a distribuição do conteúdo ao longo de um tempo, e não estudar um assunto de uma vez só. É aquela técnica de estudar pouco a pouco, sem engolir tudo em uma única sessão de estudo.

6 – Aceite a responsabilidade de seu próprio conhecimento e aprovação

Um outro hábito preponderante de candidatos a concursos públicos que alcançam aprovação é aceitar a responsabilidade de seu próprio conhecimento. Isso significa aceitar tanto o sucesso como o insucesso.

Se responsabilizar pelo que estudou ou deixou de estudar é um ato digno e que te fará avançar de nível para chegar a uma dimensão muito maior em seus estudos. Portanto, se o seu estudo não tem sido eficaz, mude a técnica em vez de culpar o ambiente, o professor, o barulho na casa do vizinho, as redes sociais, enfim.

Se você optou por estudar em casa para passar no concurso público, então, aceite e assuma essa responsabilidade se esforçando ao máximo, até o seu último limite. Mesmo se você não obtiver aprovação neste concurso público no qual se inscreveu, não se culpe ou culpe algo, alguém, assuma a responsabilidade e avalie o que faltou para ter esse sucesso.

Não espere também que o conhecimento caia do céu! Você tem que ir lá e buscar. Passar no concurso é somente para que possui as melhores técnicas de estudo, aprendizagem e quem realmente estuda e se esforça.

7 – Estabeleça metas semanais e mensure o seu cumprimento

As metas precisam ser muito bem definidas e alcançáveis. Você precisa estabelecer metas em seus estudos, pois isso te ajudará a cumprir semanalmente conteúdos relevantes.

E não apenas faça essas metas, mas mensure o seu cumprimento. Veja se está conseguindo cumprir, mensure os resultados, ou seja, esteja em constante avaliação de seus esforços.

Você leu sobre esses 7 hábitos ao estudar em casa para passar no concurso público que atrai a maior chance de conseguir entrar na carreira pública. Por isso, desenvolva cada um deles em sua rotina de estudo. Esperamos que tenha sido útil e relevante a leitura desse post.

Se quiser, deixe seu comentário abaixo e compartilhe o que pensa aqui conosco!

Se você tem dificuldade em estudar para o concurso em casa na matéria de matemática, então, que tal adotar um curso online de matemática com um dos melhores cursos na atualidade? Queremos apresentar o curso Gênio da Matemática que traz a você métodos eficazes para a sua aprendizagem ser altamente produtiva e consistente.

O que o curso Gênio da Matemática me oferece?

  • Mais de 300 Vídeos Aulas
  • Centenas de Exercícios em PDF
  • Gabarito e Resoluções dos Exercícios
  • Resumo da Teoria de Cada Área de Ensino
  • Simulados Por Conteúdo Com Correções Comentadas
  • Acompanhe Sua Evolução em Tempo Real
  • Teste Sua Preparação Com Um Simulado Cronometrado
  • Plataforma especializada para EAD

Você viu o quanto esse curso pode fazer com que alcance excelentes resultados nos estudos para o concurso público. E, além de tudo isso, há os bônus de presente para que se qualifique mais ainda.

Para você obter tudo isso e muito mais materiais de estudo ao estudar em casa para passar no concurso público, o curso Gênio da Matemática está te oferecendo por um preço bastante acessível!

Por apenas R$ 38,00 parcelado em 12x ou R$390,00 à vista, você estudará com um dos melhores cursos de maior aprovação em concursos públicos, vestibulares e o ENEM. Adquira já clicando Curso do Gênio da Matemática!

2 Comments on Estudar em casa para passar no concurso público – 7 hábitos de sucesso!

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.