Concurso Exército Brasileiro – 75 vagas abertas, nível médio

concurso exército brasileiro

O concurso Exército Brasileiro se destina para aqueles que querem seguir a carreira de engenheiro da ativa ou reserva. Saiba mais informações!

Todo ano as escolas militares oferecem vagas das mais diversas para quem deseja ingressar na carreira militar. Se esse for o seu sonho ou objetivo de vida, deve ficar atento às ofertas de vagas que continuamente aparecem para esse certame.

Alguns deles, a exigência é de apenas o ensino médio. Mas, em outros concursos públicos, é pedido uma formação específica (graduação e/ou especialidade) em determinada área de conhecimento. Por isso, cada concurso Exército Brasileiro seleciona um público específico, separadamente. Fique atento!

Nesse caso, o concurso público aberto visa angariar candidatos para seguir a carreira de engenheiro da ativa ou reserva a fim de preencher o cargo a serviço da nação brasileira. E, caso esteja interessado, deve se inscrever durante a data disponível verificando se atende aos requisitos exigidos para o preenchimento da vaga.

Aqui no blog Concursos Públicos daremos todas as informações que você precisa saber para conquistar uma dessas 75 vagas ofertadas alcançando sucesso e bom desempenho. Também dispomos de vários conteúdos que poderão de ajudar e contribuir positivamente em seus estudos.

Que tal conhecer a nossa categoria de Técnicas e dicas de estudo para passar no concurso público? Aproveite e conheça a categoria de como passar em concurso lendo os posts com sacadas, estratégias. Para isso, clique em Dicas para ser aprovado.

Agora, caso esteja se preparando para o ENEM, então, convidamos você a visitar o blog Gênio do Enem para descobrir as várias dicas para fazer uma ótima prova! Visite e navegue lendo os nossos conteúdos diversos!

Concurso Exército Brasileiro – 75 vagas

O presente concurso público pode ser feito tanto pelo sexo masculino como feminino os quais deverão ser nascidos entre 1 de janeiro de 1995 e 31 de dezembro de 2000. Também você terá que ter concluído o ensino médio para concorrer a uma dessas 75 vagas.

A realização desse concurso se fará mediante o Instituto Militar de Engenharia (IME) o qual foi autorizado pelo Comando do Exército amparado pela Lei n. 9.786, de 08 de fevereiro de 1999. Você poderá saber de mais detalhes por meio do próprio site como também fazer a sua inscrição. Acesse o IME  e faça já!

O curso de formação e graduação – CFG tem como objetivo fazer com que o candidato integre ao corpo militar do Exército Brasileiro durante um período de 5 anos letivos. Após esses anos, o aluno receberá, ao final, o seu diploma de graduação em Engenharia podendo seguir ou não a carreira militar.

Sendo assim, esse concurso Exército Brasileiro irá capacitar os alunos a fim de que exerçam dois tipos de cargos que deverá escolher no ato da inscrição, os quais são:

1 – Oficial da Ativa por meio do curso de formação e graduação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares. Para esse, o candidato poderá seguir a carreira militar após a conclusão do curso.

2 – Oficial de Reserva por meio do curso de formação e graduação de Oficiais de Reserva de 2 classe do Quadro de Engenheiros Militares. Já para esse perfil, o candidato não irá seguir essa carreira.

Agora, veja abaixo mais informações de como será esse concurso Exército Brasileiro como data de inscrição, valor da taxa, benefícios concedidos, cargos, informações da prova e muito mais!

CURSO ONLINE GÊNIO DA MATEMÁTICA
CURSO ONLINE GÊNIO DA MATEMÁTICA AGORA COM PORTUGUÊS, REDAÇÃO E MUITO MAIS

Veja Como se Preparar Para o Seu Concurso!
CURSOS ONLINE COMPLETOS – 2 ANOS DE ACESSO
MATEMÁTICA E PORTUGUÊS PARA CONCURSOS

Cargo de Oficial da Ativa e de Reserva

Para esse concurso Exército Brasileiro  são ofertados dois cargos conforme foram anunciados anteriormente, os quais são:

1 – Oficial da Ativa (com carreira militar)

2 – Oficial de Reserva (sem carreira militar)

Ambos os cargos terão o oferecimento do curso de graduação em Engenharia Militar. Caso você queira seguir essa área do conhecimento, poderá se submeter ao concurso público e respectivas provas exigidas.

Os requisitos para concorrer a esses dois cargos são:

  • Ser brasileiro(a) nato(a)
  • Ter a idade mínima de 16 anos e máxima de 21 anos
  • Ter concluído o ensino médio ou estar cursando o último ano letivo

Remuneração e benefícios concedidos

Os benefícios para quem decidir seguir a carreira militar cujo cargo é o Oficial da Ativa concluindo a graduação como engenheiro serão os seguintes:

  • Alimentação
  • Assistência médica
  • Assistência odontológica
  • Alojamento (somente para os que necessitarem)
  • Ajuda de custo mensal

Datas das inscrições e valor da taxa

A inscrição deverá ser feita entre os dias 18 de julho a 26 de agosto de 2016. Você poderá fazer pelo site oficial do IME pagando a taxa de R$ 100,00 (cem reais) em qualquer agência bancária. Acesse o site do Instituto Militar de Engenharia – IME agora mesmo e realize a sua inscrição.

Só não esqueça de se certificar que atende satisfatoriamente aos requisitos exigidos para estar apto ao concurso Exército Brasileiro antes mesmo de fazer a sua inscrição. É imprescindível que leia o Manual do Candidato disponível no site para saber de todos os detalhes e informações, além do Edital.

Não deixe de ler tanto o edital como o manual do candidato completamente a fim de que obtenha todos os detalhes desse concurso e possa se inteirar de todas as informações que necessita. Leia do começo ao fim!

Isenção da taxa de inscrição

A isenção da taxa será concedida ao candidato que estiver enquadrado aos requisitos do próprio MIC – Manual de Instruções do Candidato, por isso, é importante ler para descobrir e solicitar essa isenção. O período que você poderá solicitá-la será a partir do dia 18 de julho com término em 29 de julho de 2016.

O resultado ocorrerá no dia 05 de agosto de 2016 no próprio site do IME para a sua verificação. Caso você tenha conseguido essa isenção, deverá fazer a sua inscrição normalmente pelo site sendo apenas retirado o valor da taxa para pagar.

Seleção dos candidatos às vagas

Como em todo concurso público, a seleção passará por algumas etapas até que o candidato obtenha aprovação. Ele se constituirá de Exame Intelectual (IE), Inspeção de Saúde (IS) e Exame de Aptidão Física (EAF).

Para o IE, este terá caráter eliminatório e classificatório e a IS e EAF, ambos serão de caráter eliminatório. O Exame Intelectual – IE será eliminatório e classificatório e será composto de duas fases:

  • A 1ª Fase constará de 1 (uma) prova objetiva de matemática, física e química, de caráter eliminatório, e que compreenderá 40 questões (15 de matemática, 15 de física e 10 de química).
  • A 2ª Fase constará de 3 (três) provas discursivas das matérias específicas (Matemática, Física e Química), e 2 (duas) provas mistas (com questões objetivas e/ou discursivas) de Português e de Inglês, eliminatórias e classificatórias com os respectivos pesos especificados nas IRCAM/IME. A redação terá caráter apenas eliminatório.

Informações a respeito da prova

Algumas informações importantes que você deverá saber a respeito da prova a fim de que possa ser bem-sucedido e alcance a aprovação. Veja abaixo!

Em caso de empate na classificação da prova na fase 2, o desempate será feito em ordem decrescente de nota:

1º – maior nota na prova discursiva de Matemática;

2º – maior nota na prova discursiva de Física;

3º – maior nota na prova discursiva de Química;

4º – maior nota na prova mista de Português;

5º – a idade do(a) candidato(a), dando-se preferência ao de maior idade.

Caso você queira recorrer para avaliação de sua prova por não concordar ou pensar ser injusto a sua nota e classificação, deverá entrar com recurso pagando o valor da taxa de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) e preencher o formulário de solicitação.

Esse valor será por cada prova recorrida para revisão de questões. Juntamente com ele e o formulário, deverá anexar o arquivo da fundamentação de que algo está contraditório nas questões e a guia deverá ser paga no Banco do Brasil até o dia 07 de dezembro de 2016.

Outra questão importante é que o (a) candidato(a) que tiver seu pedido de isenção da taxa de inscrição deferido, estará automaticamente isento(a) da taxa de revisão de questões, devendo seguir todos os outros procedimentos acima descritos.

Data da prova e duração

A primeira fase da prova ocorrerá no dia 12 de outubro de 2016 tendo o seu início às 13h30min com duração de 4h em todas as fases. A partir do dia 17 de outubro de 2016, o resultado dessa prova da 1 fase estará disponível no portal do IME para consulta.

Também o candidato que foi aprovado nessa 1 fase deverá imprimir o cartão de confirmação com as datas e locais bem como horários das provas da 2 fase, o qual deverá se submeter a esse concurso Exército Brasileiro.

O resultado dessa 2 fase ocorrerá no dia 06 de dezembro de 2016 na página oficial do IME. Após essas provas, os aprovados seguirão a fazer o restante das etapas dispostas no edital do concurso Exército Brasileiro que são IS – Inspeção da Saúde e EAF – Exame de Aptidão Física.

Considerações finais

O IME divulgará os resultados finais dos EI na página eletrônica do IME, a partir do dia 16 de dezembro de 2016.

Além dos(as) candidatos(as) aprovados(as) e classificados(as) dentro do número de vagas especificado no art. 2º do Edital, o IME poderá convocar como excedentes, para prosseguirem no processo seletivo, candidatos aprovados mas não classificados no número de vagas.

Como visto, o concurso Exército Brasileiro será um grande desafio o qual você deverá estar muito bem preparado tanto nas provas escritas quanto na área de sua saúde e condições físicas. O preparo para um exame como esse é fundamental, por isso, se organize enquanto há tempo!

Caso você queira se preparar para as provas escritas, então, sugerimos estudar os assuntos e questões de provas anteriores para que possa se familiarizar com o modelo de provas desse certame!

É fundamental que você trabalhe a concentração em seus estudos. Para isso, convidamos você a ler o post sobre como obter resultados insanos concentrando-se nos estudos adequadamente e corretamente.

Acesse Como aumentar a concentração nos estudos para o Enem. Embora esteja para o Enem, mas vale para qualquer tipo de exame e estudo pelo qual esteja se esforçando e se preparando.

Aproveitamos para te apresentar um dos melhores cursos de matemática do Brasil! É o curso Gênio da Matemática que conta com uma plataforma online, dinâmica, fácil de usar e que fará com que aprenda métodos e técnicas incríveis para ter sucesso em suas provas tanto nessa área de número quanto nas demais. Veja abaixo e adquira já!

O que é o Gênio da Matemática?

O Gênio da Matemática é um curso em formato digital e entregue pela internet que irá te mostrar passo a passo como você irá conseguir aprender matemática sem ter que decorar fórmulas. Com este curso completo você vai adquirir a capacidade de raciocínio lógico, e conhecimento necessário para atingir os melhores resultados em concursos e vestibulares.

O que o curso Gênio da Matemática me oferece?

  • Mais de 300 Vídeos Aulas em HD+
  • Centenas de Exercícios em PDF
  • Gabarito e Resoluções dos Exercícios
  • Resumo da Teoria de Cada Área de Ensino
  • Simulados Por Conteúdo Com Correções Comentadas
  • Acompanhe Sua Evolução em Tempo Real
  • Teste Sua Preparação Com Um Simulado Cronometrado
  • Plataforma especializada para EAD

Como São As Aulas?

Você aprenderá usando as 3 formas do aprendizado acelerado assistindo, ouvindo  e praticando. Sem perder tempo com teorias mirabolantes que não levam a nada. É mão na massa e muita prática!

Quantas Horas Preciso Me Dedicar Por Dia?

É claro que se você está se preparando para algum concurso, terá que estudar outras disciplinas, então poderá estudar de 30-60 minutos por dia, desde que tenha tempo hábil até o dia do seu exame.

Você viu o quanto esse curso pode fazer com que alcance excelentes resultados nos estudos para o concurso público que tanto busca passar. E, além de tudo isso, há os bônus de presente para que se qualifique mais ainda.

Para você obter tudo isso e muito mais materiais de estudo, o curso Gênio da Matemática está te oferecendo por um preço bastante acessível!

Por apenas R$ 38,00 parcelado em 12x ou R$390,00 à vista, você estudará com um dos melhores cursos de maior aprovação em concursos públicos, vestibulares e o ENEM. Adquira já clicando Curso do Gênio da Matemática!

Se você gostou desse post sobre o concurso Exército Brasileiro, curta, comente e compartilhe para os seus amigos. Caso ainda haja dúvida, deixe seu comentário abaixo e responderemos em breve.

Lembre-se de curtir a nossa fanpage Gênio da Matemática e fique por dentro de muitas novidades, dicas de matemática e como passar em concursos públicos, o Enem, vestibulares e qualquer tipo de exame.

2 Comments on Concurso Exército Brasileiro – 75 vagas abertas, nível médio

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.