Como Passar em Concursos Públicos

como-passar-em-concursos-publicos

Descubra os principais segredos de como passar em concursos públicos e garanta a sua vaga no processo seletivo

É comum que os candidatos tenham receio por não saberem como passar em concursos públicos, já que sempre é imenso o número de inscritos por vaga. No entanto, antes de desistir de fazer processo seletivo é importante saber que, ao ter alguns cuidados e seguir algumas dicas, as suas chances de obter sucesso se tornam maiores.

Em primeiro lugar, vale dizer que os candidatos que estão realmente preparados são, normalmente, um número bem menor em relação à lista de inscritos. É realmente significativo o número de pessoas que se inscrevem apenas por pressão dos familiares e amigos ou que mesmo interessando-se pela vaga não estudam com empenho.

Porém, isso não significa que você não precisa se dedicar muito, já que deve ser esse mesmo o seu diferencial. O primeiro passo, portanto, é organizar um cronograma de estudos para definir que dias e horários serão destinados aos assuntos. Para tanto, é preciso ler o edital e conferir quais as disciplinas que você terá que estudar.

Se ainda não saiu o edital do concurso, busque o anterior, pois eles costumam se assemelhar em muito. Quanto antes você começar a estudar melhor, sendo que os candidatos desacostumados a pegar os livros podem iniciar com uma carga horária de estudos reduzida, com duas horas e, aos poucos, aumentar, até que esteja estudando em torno de seis horas diárias, o que é o ideal.

Quem trabalha ou estuda e não dispõe de seis horas seguidas vagas pode dividir o estudo ao longo do dia, como acordando mais cedo e estudando antes de ir para o trabalho, colégio ou faculdade, nos intervalos do almoço e nas demais folgas do dia e, com mais empenho, no final da tarde e de noite. Mesmo assim, é preciso dormir bem em torno de oito horas e se alimentar adequadamente, sem pular refeições.

 Como passar em concursos públicos sem mistério

Ter um cronograma de estudos possui uma série de vantagens, as quais são essenciais para saber como passar em concursos públicos. Entre elas, ter disciplina, ou seja, é grande também o número de inscritos que se empolgam e começam a estudar muito, mas com o passar do tempo desanimam e quando percebem há dias não pegam mais os livros.

Mas se você tiver um plano de estudos fica mais fácil de manter o foco, não se distrair com outras coisas e criar uma rotina que inclua os estudos. Depois de alguns dias, seguindo a receita da sua estratégia de estudos, vai perceber que, depois de chegar em casa e comer alguma coisa, automaticamente você vai se dirigir ao seu cantinho a fim de pegar os livros.

Como-passar-em-concurso-públicos
Veja aqui outras dicas de como passar em concursos públicos

Aliás, ter um cantinho próprio para os estudos é outro dos segredos de como passar em concursos públicos, pois ao chegar nele você já entra no clima e consegue se concentrar com maior rapidez. Porém, para que isso realmente acontece, o seu espaço deve estar organizado, bem iluminado e ser tranquilo e silencioso.

Para evitar que os barulhos na sua residência cheguem até você vale a pena ter a ajuda da família ou das demais pessoas que moram no mesmo lugar. Para tanto, coloque na geladeira ou em um mural o seu cronograma de estudos resumido, para que as pessoas saibam em que horário do dia você vai estudar e que não podem lhe perturbar.

CURSO ONLINE GÊNIO DA MATEMÁTICA
CURSO ONLINE GÊNIO DA MATEMÁTICA AGORA COM PORTUGUÊS, REDAÇÃO E MUITO MAIS

Veja Como se Preparar Para o Seu Concurso!
CURSOS ONLINE COMPLETOS – 2 ANOS DE ACESSO
MATEMÁTICA E PORTUGUÊS PARA CONCURSOS

 Dicas de como passar em concursos públicos

Um dos segredos de como passar em concursos públicos é a motivação, mas quem já passou por um ou por mais processos seletivos e não atingiu a média ou ficou muito para trás pode ter dificuldade em conseguir motivar-se. Realmente, como para muitas coisas na vida, pode não ser fácil, mas é preciso encarar os fatos.

Caso você não tenha passado em outros concursos é preciso avaliar no que você falhou, no que pode melhorar, usando isso como ponto positivo para você agora. Por mais que as pessoas tenham dificuldade em considerar que os acontecimentos negativos também possuem a sua importância, a verdade é que tudo serve como aprendizagem.

Outra forma de motivar-se é não ficar pensando no número de candidatos ou em como as questões são difíceis. Imagine-se fazendo a prova, passando no concurso, sendo convocado. Isso não é sonhar acordado, mas depois de um dia cheio de estudo, é importante criar imagens positivas em sua mente.

Dicas finais de como passar em concursos públicos

O dia da prova também é muito importante, sendo que você deve estar preparado, não apenas em relação aos conteúdos estudados, mas, inclusive, psicologicamente. Por mais que seja lógico para algumas pessoas, é sempre válido lembrar que no dia anterior ao processo seletivo o melhor é ir para a cama cedo, depois de algumas horas de ter se alimentado com comidas leves.

Já na manhã da prova é preciso comer bem para evitar que o estômago ronque depois. Uma dica é levar consigo algo para comer durante a prova, como uma barra de cereal, fruta ou biscoitos, mesmo assim, um café da manhã bem nutritivo é essencial. No caso da sua prova acontecer no turno da tarde, entretanto, é preciso cuidar com o que vai comer no almoço.

A preparação também começa cedo nesse caso, sendo melhor acordar não muito tarde, tomar café, aproveitar para revisar mais alguns conteúdos, tomar banho, quem saber fazer uma pequena caminhada e, na hora do almoço, comer pratos leves e não exagerar. Outra dica de como passar em concursos públicos é levar consigo uma garrafa d’água para dar pequenos goles durante a prova, mantendo-se hidratado.

Com todos esses cuidados antes de fazer a prova fica mais fácil de, durante a sua realização, manter a concentração. Quando der o sinal para que ela possa ser iniciada, respire fundo, concentre-se e comece a responder as questões, sem olhar para os lados ou se distrair com os barulhos vindos da rua.

Além disso, lembre-se:

  • Se alguma questão não souber responder, não perca tempo nela, pule para a próxima e deixe-a para o final.
  • Caso precise ir ao banheiro não fique apertando-se, vá a relaxe.
  • Não tenha pressa para resolver as questões, siga o seu ritmo.
  • Não se perturbe na medida em que as pessoas saem da sala, mantenha o seu foco.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.