Como Lembrar de Tudo na Hora da Prova

Saiba aqui nesse estudo detalhado como lembrar de tudo na hora da prova.  Você precisa entender como sua cabeça funciona e quais os segredos dos campeões de aprovação. Leia até  fim e veja como é simples!

Como Lembrar de Tudo na Hora da Prova

Como Lembrar de Tudo na Hora da Prova
Como Lembrar de Tudo na Hora da Prova

Saiba como lembrar de tudo na hora da prova e como potencializá-la para alcançar a aprovação em concursos públicos!

As maiores queixas de muitos candidatos aos concursos públicos é a dificuldade de lembrar do que estudou no momento da execução da prova. Certamente, isso também já deve ter acontecido com você em algum tipo de exame que tenha feito. A boa notícia é que você pode mudar esse quadro para sempre!

De acordo com o Livro Como ter uma memória super poderosa (muitos conceitos serão colocados nesse post e estratégias para o seu sucesso) de Harry Lorayne, um dos homens de maior potencialidade em memória do mundo, “não existe memória fraca, apenas aquela treinada ou não. Não há limite para a capacidade de memória”.

Sendo assim, você é quem determinará em ter uma memória de alto potencial ou não. Tanto você quanto muitos candidatos ao concurso público pode atingir o ápice de conseguir lembrar de todos os conteúdos estudados. Basta-lhe apenas treinar, treinar, incansavelmente.

“A verdadeira arte da memória é a arte da atenção” – Samuel Johnson

Como Lembrar de Tudo na Hora da Prova

No Blog Gênio do Enem, há um post também sobre esse assunto que está relacionado com o ato de se concentrar, observar. Você pode encontrar algumas dicas e estratégias para aumentar o seu potencial de concentração em qualquer tipo de conteúdo, desde os mais simples aos mais complexos.

Confira Aumente sua concentração nos estudos para o Enem e aplique em sua rotina de estudos rumo a uma boa classificação e aprovação. Apesar de ser citado para o Enem, mas é também voltado para a área de concurso, vestibular ou qualquer tipo de exame.

Você vai aprender nesse post como ativar a sua memória com treinos cada vez mais intensos e como melhorá-la. Também descobrirá técnicas de memorização para concursos com as quais irá colaborar para a sua alta performance! Veja abaixo e potencialize a sua mente para a vitória e sucesso nas provas de concursos públicos!

Como Lembrar de Tudo na Hora da Prova

metodo de memorização

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS

Técnicas de memorização para concursos públicos

Aprenda como ter uma memória super poderosa aplicando estas técnicas que devem ser praticadas constantemente. Sem a prática, você simplesmente não conseguirá esse resultado que deseja. Por isso, a prática é imprescindível para adquirir essa memória super poderosa que te auxiliará a conquistar a carreira pública.

1 – Observação – Como Lembrar de Tudo na Hora da Prova

A observação está estreitamente relacionada com a memória. Por isso, é fundamental que passe a observar tudo ao seu redor como uma forma de praticar. E leve isso para os seus estudos de concurso. É importante você saber que não se pode lembrar o que não se observou.

Observar é mais que ver algo, é dar total atenção ao que se vê. Experimente observar o que há escrito do outdoor quando estiver passando por ele. Se após um tempo conseguir lembrar de detalhes e falar para alguém, você realmente fez uma boa observação.

Comece a ser um grande observador ao que você lê, ao que ouve e ao que vê. Em seguida, descreva essas coisas contidas na observação que fez. Faça essa técnica constantemente para ter uma memória super poderosa.

Se você é um bom observador, então, vai saber afirmar qual é a cor que aparece por primeiro no semáforo. Será que você saberia responder com toda a convicção? É verde ou vermelho? Observe mais!

2 – Associação – Como Lembrar de Tudo na Hora da Prova

A associação é uma das técnicas de memorização para concursos dos mais eficazes. Mas você sabe o que ela representa e significa? De acordo com Harry Lorayne, autor do livro citado acima, ele diz:

“A associação, com referência à memória, significa simplesmente o processo de conectar ou ligar duas (ou mais coisas) entre si. Qualquer coisa que você consegue, ou conseguiu, lembrar deve-se apenas ao fato de tê-la inconscientemente associado a algo mais”.

Quando você for estudar para o concurso público aplique a técnica da associação. Tente associar esse conceito que soa difícil para lembrar com algo familiar, um objeto ou qualquer coisa que esteja já inserido em sua mente. Pode até ser algo absurdo, engraçado.

A verdade é que só lembramos daquilo que já lemos, ouvimos, experimentamos. Antes mesmo de se tornar um novo conhecimento em nossa mente, nós o associamos isso ao que já sabemos em nosso arquivo mental. A memória não vai trazer algo que nunca leu, ouviu ou experimentou.

É por isso que um assunto novo deve ser associado a algo já antigo dentro de você, pois isso trará à tona tanto um como o outro. E o maior benefício é que jamais esquecerá, ou seja, estará guardado em sua memória. Quando você, de repente, se depará com ele, a sua mente trará essa lembrança por meio dessa técnica. Ela é genial!

Um modo que exemplifica essa técnica de memorização por associação se dá quando aprendemos, por exemplo, um assunto de matemática: o logaritmo. Para que você retenha mais facilmente esse assunto, você precisará ter aprendido antes as propriedades de multiplicação, divisão, potência e radiciação.

Outra forma é o que estudamos durante todo o trajeto acadêmico. Nós avançamos nas séries conforme o tempo. Começa no jardim, depois alfabetização, primeira série, e assim por diante. Um complementa o outro associando sempre ao que já foi estudado no ano anterior.

Tente associar os seus estudos com imagens mentais a algo que você já tem guardado. Pode ser um objeto, fruta, familiares, conhecidos, enfim! O ideal é que essa relação seja familiar para você!

3 – Habituação – Como Lembrar de Tudo na Hora da Prova

O hábito é memória. Logo, você estará expert em memorizar qualquer conteúdo se mantiver o hábito de estudá-lo, principalmente, nos mesmos horários, locais. Para ter hábito, basta apenas 21 dias. A habituação nos ajuda a gravar cenas, coisas, palavras, por isso, faça para obter uma memória super poderosa.

Então, se você seguir uma rotina de estudar sempre aquele horário, durante 21 dias, a sua mente já estará programada para continuar, sem esforço algum. No início, terá um pouco de empenho, mas depois desse prazo, o será natural. Portanto, crie o seu próprio hábito por 21 dias.

Um dos hábitos eficazes para ter ao estudar para o concurso é fazer exercícios de provas anteriores (sempre do mesma banca avaliativa e concurso) e antes de estudar um novo conteúdo, revise o que estudou no dia anterior. E sempre avalie o seu grau de aprendizado tentando lembrar os conteúdos.

4 – Substituição – Como Lembrar de Tudo na Hora da Prova

Uma técnica bem simples para você usar durante toda a sua vida de concurseiro: é a da substituição. E ela será muito eficaz para você alcançar uma memória super poderosa. De forma fácil, é o ato de substituir uma palavra, um conceito, frase por uma imagem ou número. Por exemplo, a palavra amor. O que vem em sua mente ao ouvir essa palavra? Certamente, é a imagem de um coração ou alguém muito querido.

É justamente isso que você fará quando estiver estudando um assunto/conteúdo. Você vai substituir isso por uma imagem em sua mente. Substituir o máximo de conceitos em uma única frase também é uma forma de aprender eficientemente e rapidamente.

Método de Memorização Renato Alves
O curso Memória 360 é um produto que reúne três cursos individuais do Método Renato Alves: O curso de leitura dinâmica e estudo, FastRead, o curso de Estudo e Memorização e o Curso Foco no Trabalho. O objetivo do treinamento Memória 360 é dar a oportunidade aos clientes do Método Renato Alves fazer os três curso pagando um valor diferenciado.

5 – Fixação – Como Lembrar de Tudo na Hora da Prova

A fixação é a que mais você terá que trabalhar para ter uma memória super poderosa. Ela consiste em fixar em sua mente os conteúdos estudados. Para isso, você pode:

Fixar os seus olhos no livro ou apostila naquele trecho que chamou sua atenção por 1 a 2 minutos. Ao retirar os seus olhos, tente visualizá-lo na cabeça. Você consegue simplesmente ver o trecho escrito no livro como se fosse real? Se sim, então, passou no teste da fixação. Se não, repita novamente até conseguir.

Para chegar ao nível da fixação eficiente, você terá que estudar em um ambiente tranquilo, silencioso. Também ter uma rotina consistente e firme, tipo estudar nos mesmos horários, no mesmo lugar e tirar as distrações.

Pode fazer pequenos intervalos para não deixar que o estudo fique cansativo, monótono. Melhor que estudar direto, sem parar, é parar o estudo e ter 15 minutos de descanso. Depois, volte a estudar de onde parou.

Agora que você descobriu 5 técnicas de memorização para concursos, que tal exercitar com estes 2 testes? Eles irão treinar a sua memória e o poder que há nisso! Não deixe de fazer!

CURSO ONLINE GÊNIO DA MATEMÁTICA
CURSO ONLINE GÊNIO DA MATEMÁTICA AGORA COM PORTUGUÊS, REDAÇÃO E MUITO MAIS

Veja Como se Preparar Para o Seu Concurso!
CURSOS ONLINE COMPLETOS – 2 ANOS DE ACESSO
MATEMÁTICA E PORTUGUÊS PARA CONCURSOS

2 Testes para treinar a sua memória!

Agora, faça estes 2 testes abaixo para treinar a sua memória. É muito importante que tire esse tempo para fazê-lo, pois somente assim é que poderá obter mais resultados futuramente. Após feito, crie a sua própria lista para memorizar os conteúdos do concurso. Você notará a melhora em lembrar de assuntos que antes esquecia com facilidade.

1 – Lista de 15 objetos

Leia somente uma vez esta lista de 15 objetos e escreva em seguida numa folha de papel seguindo a mesma sequência. Tenha em mente que se você esquecer um objeto que deveria estar na ordem, já dificultará a lembrar dos demais. Por isso, precisa ser na ordem que leu.

A cada acerto do objeto na ordem correta, conte 5 pontos.

  • Livro, cinzeiro, vaca, casaco, fósforo, gilete, maçã, bolsa, persiana, frigideira, relógio, óculos, maçaneta, garrafa, minhoca.

2 – 20 números

Faça a mesma coisa com estes 20 números abaixo. Esses dois treinos o ajudará a reter informações e treinar a sua mente. Por isso, não deixe de fazer. Certamente, você sentirá dificuldade pela primeira vez, o que é normal, pois não está acostumado. Porém, faça outros dias para que exercite sua mente a memorizar. Não desista de primeira!!!

A cada acerto dos números em seus devidos lugares e ordens, conte 5 pontos.

  • 72443278622173987651

Dicas importantes:

  • O problema não está na memória, mas na falta de interesse. Procure se interessar pelo assunto que rapidinho conseguirá lembrar dele.
  • Confie em sua memória. Ela gosta disso. Muitos confiam no que escreveu no papel, mas e se perdê-lo? A sua cabeça é o seu melhor e maior instrumento de estudo! Não confie em apps, livros, anotações, mas em sua cabeça! Use essas coisas apenas para ajudar a reter, mas não permita que seja tudo o que precisa. Lembre-se: você tem uma mente para isso! Confie nela!
  • A memória está baseada quase inteiramente em imagens ou quadros mentais. Por isso, procure criar isso ao estudar uma determinada matéria de concurso. Faça ligações entre uma palavra a outra (pode até ser coisas ridículas, sem lógica) usando alguma imagem em sua cabeça. Visualize essa imagem mentalmente.
  • Quanto mais lembramos, mais podemos lembrar. Isso quer dizer que quanto mais você forçar a sua mente a lembrar, mais terá condições para isso. A sua memória é como um músculo. Quanto mais você a exercita, mais ela fica ativa, capaz de se lembrar de tudo, de todos os detalhes e conteúdos. Treine sua memória! É tudo que precisa para se dar bem nos concursos públicos.

Como você leu, é importante aplicar técnicas eficazes a fim de que retenha os conteúdos dos concursos para lembrar no dia da prova. Ter uma memória super poderosa requer treino, por isso, siga todas as técnicas que descrevemos.

Visite a nossa categoria Técnicas e dicas de estudo bem como Dicas para ser aprovado e fique bem atualizado com os principais métodos para ajudar a passar no concurso.

Apresentamos também um curso fantástico que vai fazer com que você aprenda técnicas de memorização para concursos em qualquer disciplina. É o curso Gênio da Matemática, mas que aplica dicas para usar em outras áreas.

O que o curso Gênio da Matemática me oferece?

  • Mais de 500 Vídeos Aulas em HD+
  • CURSO ONLINE DE PORTUGUÊS (BÔNUS)
  • CURSO ONLINE DE REDAÇÃO (BÔNUS)
  • Centenas de Exercícios em PDF
  • Gabarito e Resoluções dos Exercícios
  • Resumo da Teoria de Cada Área de Ensino
  • Simulados Por Conteúdo Com Correções Comentadas
  • Acompanhe Sua Evolução em Tempo Real
  • Teste Sua Preparação Com Um Simulado Cronometrado
  • Plataforma especializada para EAD

Você viu o quanto esse curso pode fazer com que alcance excelentes resultados nos estudos para o concurso público que tanto busca passar. E, além de tudo isso, há os bônus de presente para que se qualifique mais ainda.

Para você obter tudo isso e muito mais materiais de estudo, o curso Gênio da Matemática está te oferecendo por um preço bastante acessível!

Adquira já clicando Curso do Gênio da Matemática!

Que tal? Gostou? Se quiser, pode comentar algo sobre. Curta a nossa fanpage Gênio da Matemática e acompanhe os posts com novidades e dicas de estudo para concursos, Enem, vestibulares, dentre outros.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.