Como Fazer Um Cronograma de Estudo Para Passar em Concursos Públicos

Aprenda como fazer como Fazer Um Cronograma de Estudo Para Passar em Concursos Públicose organize melhor o seu tempo.

Como fazer um cronograma de estudo para passar em concursos públicos

Ser aprovado em um concurso público é o sonho de muitas pessoas que passam meses ou até mesmo anos estudando para as provas de processos seletivos. Embora pareça algo muito difícil de conquistar, a verdade é que as chances são maiores quando existe comprometimento em seus estudos.

Isso não significa que o candidato deve passar o dia inteiro com a cara enfiada nos livros – até porque muitos deles trabalham e mesmo estão estudando. Isso, no entanto, não diminui as chances de ser aprovado em um concurso público. Organizar os estudos, portanto, é o primeiro passo para qualquer pessoa se dar bem nas provas.

Nesse sentido, é necessário aprender a como fazer um cronograma de estudo para passar em concursos públicos. O cronograma também é chamado de plano de estudo, que é muito simples de criar e vai fazer toda a diferença na hora de sentar e começar a estudar. Agora que você já sabe a importância dessa ferramenta de estudo, você vai aprender o seguinte:

  • Como criar cronograma de estudo eficiente
  • Como adaptar o cronograma as suas necessidades
  • Dicas para montar o cronograma perfeito

Como fazer um cronograma de estudos

Cronograma de estudos
Cronograma de estudos

O cronograma de estudo trata-se de uma planilha que pode ser feita no Word, Excel ou mesmo a mão. Nele vai conter o que você vai estudar e quando, conforme a disponibilidade e necessidade do candidato. O ideal é que o interessado em passar no concurso público estude todos os dias, inclusive, aos domingos, porém, definindo momentos para se dedicar aos livros, sem deixar as suas demais atividades de lado, como emprego e/ou faculdade, colégio ou outro compromisso.

Além disso, dormir e se alimentar bem são fatores de extrema importância, caso contrário, você não terá a energia suficiente para concentra-se e fixar o conteúdo necessário. Levando isso em consideração, deve-se criar a tabela com sete colunas, uma para cada dia da semana. Já para a quantidade de linhas, recomendam-se duas. Uma referente ao estudo individual e a outra ao curso realizado.

Quem não faz um curso presencial para concurso público pode realizar os cursos online, que são importantes para passar na seleção. Outra dica para montar o cronograma é que o concursando dedique-se em torno de cinco horas por dia para os estudos, podendo ser duas horas para o curso online e três para o estudo individual.

Para você se preparar na disciplina de matemática, nós temos um curso voltado para concursos. Clique aqui e confira! É um curso online, inovador, com técnicas aplicáveis e que fará que tenha grande sucesso nas provas.

No entanto, quem não está acostumado com a rotina de estudos pode começar dedicando-se menos tempo por dia, como uma ou duas horas e, de forma gradativa, aumentar o tempo até atingir a meta desejada.Na hora de estudar de forma individual, é necessário ter a mão resumos, apostilas, livros, questões e simulados, ou seja, uma ampla variedade de material.

Porém, todos eles devem ser voltados ao foco de estudos, é importante fazer uma seleção bem rigorosa do material que será utilizado ao se preparar para cada concurso.Outra dica para organizar o plano de estudos é realizar simulados aos domingos, durante o estudo individual.

Especialistas afirmam que os simulados são grandes aliados dos estudos, pois ajudam você a saber o que pode cair na prova e também avaliar como estão os seus conhecimentos. Além disso, para cada dia da tabela é preciso eleger uma disciplina que será estudada, como português, matemática, conhecimentos gerais e os específicos, conforme o processo seletivo e as demais matérias previstas no edital do concurso.

Caso o edital não tenha sido ainda divulgado é possível buscar o anterior, uma vez que, de forma geral, eles costumam contar com muitos tópicos em comum.Conforme o número de disciplinas que é preciso estudar, é possível definir três matérias por dia para o estudo individual.

CURSO ONLINE GÊNIO DA MATEMÁTICA
CURSO ONLINE GÊNIO DA MATEMÁTICA AGORA COM PORTUGUÊS, REDAÇÃO E MUITO MAIS

Veja Como se Preparar Para o Seu Concurso!
CURSOS ONLINE COMPLETOS – 2 ANOS DE ACESSO
MATEMÁTICA E PORTUGUÊS PARA CONCURSOS

Aprenda como fazer como Fazer Um Cronograma de Estudo

Dicas para montar um plano de estudo

Quem trabalha pode dividir o horário de estudos ao longo do seu dia. Dessa forma, outra dica é fazer um cronograma complementar com os horários do dia e o que fazer em cada um deles.Dessa forma, você pode começar o dia mais cedo e antes mesmo de ir para o trabalho estudar ao menos uma hora.

Porém, o melhor é acordar, tomar banho e o café da manhã, para estar mais disposto na hora de pegar os livros. É possível ainda aproveitar o deslocamento até o emprego, no caso dele ser feito por meio de transporte público. É válido também levar para o trabalho os resumos de estudos, para quando der aquela folguinha durante o expediente.

Da mesma forma para o horário do almoço, mas isso não quer dizer que você vai comer rápido ou mesmo ficar sem comer. No entanto, muitas vezes, é possível alimentar-se bem e ainda sobra um tempinho, nesse momento, dedique-se mais um pouco à leitura. Se você não gosta de ler logo depois de comer pode estudar antes de ir almoçar.

No entanto, se estiver com muita fome vai ser difícil se concentrar. Por isso, a importância de fazer pequenos lanches entre as refeições. A dica é ter uma fruta ou outro alimento leve para comer no meio da manhã, assim, poderá ler um pouco antes de almoçar.

Dicas finais para criar um cronograma de estudo

Depois do trabalho é o melhor momento para os estudos, embora possa estar cansado, mas é quando terá mais tempo para pegar os livros. Mais uma vez a dica é tomar um banho e alimentar-se para manter o foco.

Já para espantar o sono o melhor é resolver os exercícios, o que, portanto, pode ser deixado para o final, antes de dormir. Quem trabalha ou estuda só meio período pode dividir os estudos em duas partes, de manhã e de tarde ou de tarde de noite, conforme a sua disponibilidade.

Vale dizer ainda que para conseguir seguir o seu cronograma de estudo para passar em concursos públicos não basta ter um plano organizado, como também um ambiente adequado. O local escolhido para estudar em casa deve ser bem iluminado e silencioso. Se o seu material estiver organizado também vai colaborar com a eficiência dos estudos.

É importante ainda se sentar de forma confortável na cadeira, mas com uma boa postura, o que ajuda a manter a concentração. Outra dica que ajuda a ter foco é sempre escolher o mesmo lugar para sentar e estudar. Por fim, o seu cronograma pode ser compartilhado com as demais pessoas que vivem na sua casa para que possam ajudá-lo a manter o seu plano.

5 Comments on Como Fazer Um Cronograma de Estudo Para Passar em Concursos Públicos

  1. Este Texto me convenceu de uma coisa, eu absolutamente
    percebo que este blog precisa de muita atenção por parte
    das pessoas, porque é realmente muito interessante.
    Eu provavelmente vou retornar. Os textos são muito bem escritos.
    Obrigado pela informação e Parabéns

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.